Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8669
Acrónimo :
M8669
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
5.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
15.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de teoria e história económica.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular visa a consolidação de conhecimentos e competências para a ação no domínio da Economia Social e Solidária

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: OA1. Consolidação teórico-conceptual; OA2. Capacidade de refletir a partir de experiências concretas OA3. Capacidade de organizar processos autónomos de aprendizagem e desenvolvimento de competências de forma individual e coletiva.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Os novos caminhos da Economia Social e Solidária nos últimos 30-40 anos CP2. Os desafios contemporâneos, a crise e a Economia Social e Solidária CP3. A Economia Social e Solidária, o território e o desenvolvimento local CP4. Casos de Estudo e lições da experiência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A estabilização teórico-conceptual (OA 1 - CP 1,2,3) e a relação direta com atores da Economia Social e Solidária (OA2 - CP 4,5) facilitará o confronto com a concretização da ação (OA3 - CP 5).

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua tem por base a elaboração de um ensaio através do qual os participantes evidenciem a sua capacidade de incorporar as aprendizagens retiradas das experiências apresentadas no âmbito da UC numa perspectiva concreta de intervenção num contexto determinado. O tema do ensaio individual depende sempre da prévia aceitação por parte do docente. A avaliação final pode consistir na realização de Exames de 1ª e 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular desenvolve-se tendo por base aulas teóricas expositivas, aulas teórico-práticas envolvendo exercícios coletivos de reflexão e a análise de experiências concretas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A combinação entre aulas expositivas e exercícios de reflexão coletiva deverá facilitar a consolidação teórico-conceptual (OA 1), a capacidade de analisar experiências concretas (OA 2) e contribuir para o desenvolvimento de maior autonomia em processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências (OA 3).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laville, J. L. Jané J. G. 2009, Crisis Capitalista y Economia Solidaria, Icaria, Barcelona Klein, J-L., Laville, J-L., Moulaert, F. (2014) L'Innovation Sociale, Toulouse: Éirès (acedido em 05 Janeiro 2019) http://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/273 Henriques, J. M. 2006, Global Restructuring and Local Anti-Poverty Action: Learning with European Experimental Programmes, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Tese de Doutoramento Henriques, J. M. 2011, 'Crise, Economia Social e Solidária e 'Integração Económica' na Acção Contra a Pobreza', in Revista de Economa Solidária, nº 2 Henriques, J. M. 2016, Coesão Territorial, Resiliência e Inovação Social: o Programa Rede Social, in IESE, 2016, Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural, IESE, Lisboa Hart, K., Laville, J.-L., Cattani, A. 2013, The Human Economy, Polity Press, Cambridge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weaver, C. 1984, Regional Development and the Local Community, John Wiley, New York Urry, J. 1986, 'Locality Research: the Case of Lancaster', in Regional Studies, Vol. 20.3 Storper, M. 1997, The Regional World: Territorial Development in a Global Economy, The Guilford Press, New York (S.171 STO*Reg - 33841) Stöhr, W. 1981, Development from Below: the Bottom-up and Periphery-inward Development Paradigm, in Stöhr, W., Taylor, D.R. (eds.) 1981, Development from Above or Below ?, John Willey and Sons, Chichester Stöhr, W. 1984, Changing External Conditions and a Paradigm Shift in Regional Development Strategies, in Estudos de Economia, Vol IV, nº 4 Stöhr, W. 2001, Subsidiarity: A key Concept for Regional Development Policy, in Stöhr, W., Edralin, J, Mani, D. 2001, Decentralization, Governance and the New Planning for Local-Level Development, Cooperation with United Nations and United Nations Centre for Regional Development, Greenwood Press, London Singer, P. 2002, Introdução à economia solidária, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo Santos, B. S. (ed.) 2003a, Produzir para Viver: os Caminhos da Produção Não Capitalista, Afrontamento, Porto Moulaert , F., MacCallum, D. , Mehmood, A. , Hamdouch, A. (ed), 2013, The International Handbook On Social Innovation: Collective Action, Social Learning and Transdisciplinary Research, Camberley: Edward Elgar Martinelli, F., Moulaert, F., Novy, A. 2013, Urban and Regional Development Strategies, Routledge, OxfordPutnam, R. 1992, Making Democracy Work, Princeton University Press, Princeton Henriques, J. M. 2004, Avaliação em Programas Experimentais: Perspectivas da Avaliação Realista, in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4 (Março) Henriques, J.M. 2000, Empowerment: Avaliação de Projectos Locais, Volume I e II, Gabinete de Gestão das Iniciativas Comunitárias Emprego and Adapt, Lisboa Henriques, J.M. 1990, Theories and Policies of Local Development, in Konsolas, N. (ed.), Local Development, Regional Development Institute and Hellenic Agency for Local Development and Local Government, Athens Henriques, J. M. 2004, Avaliação em Programas Experimentais: Perspectivas da Avaliação Realista, in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4 (Março) Henriques, J. M. 2005, Processo de Globalização, 'Desintegração Local' e Desafios à Governância: Discursos e Possibilidades, in Salavisa, I., Rodrigues, W., Mendonça, S. (eds), Inovação Tecnológica e Globalização: Implicações para os Países de Desenvolvimento Intermédio Henriques, J. M. 2009, Inovação Social e Animação Territorial: Contributos da Iniciativa Comunitária Equal em Portugal?, in Revista Sociedade e Trabalho, nº 12 Friedmann, J. 1992, Empowerment: The Politics of Alternative Development, Blackwell, Cambridge (S.172 FRI*Emp - 24872) Friedmann, J. 1987, Planning in the Public Domain, Princeton University Press, Princeton (E.120 FRI*Pla - 27768) Demoustier, D. 2001, L?économie sociale et solidaire, s?associer pour entreprendre autrement, Syros, Paris. Defourny, J., Favreau, L. Laville, J. L. 1998, Insertion et Nouvelle Économie Sociales: Un Bilan International», Desclée de Brouwer, Paris. Dacheux, E. et Laville, J. L. (dir.)2003, Économie solidaire et démocratie, Hermès, n.º 36, CNRS Éditions, Paris. Cattani, A., Hespanha, P., Gaiger, L. I. 8coord.) 2009, Dicionário Internacional da Outra Economia, Livraria Almedina, Coimbra. Camagni, R., Capello, R. 2013, Regional Competitiveness and Territorial Capital: A Conceptual Approach and Empirical Evidence from the European Union, in Regional Studies, 47:9, 1383-1402

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16