Sumários
Apresentação da Disciplina: Estrutura do Programa e Métodos de Avaliação
21 Fevereiro 2022, 18:00 • Rita Sousa
- Avaliação qualitativa do funcionamento da PGESS (I Semestre) com as/os alunas/os;
- Apresentação da estrutura curricular do Seminário III
- Métodos de Avaliação do Seminário III:
PROGRAMA
-
Paradigmas e Modelos de Desenvolvimento
1.1. Desenvolvimento mainstream
1.2. Críticas ao Desenvolvimento mainstream
1.3. Desenvolvimento(s) "Alternativos"....
1.4 ... e as Alternativas ao Desenvolvimento (Pós-Desenvolvimento)
- O Desenvolvimento Territorial, Endógeno, Local e Comunitário
2.1. Espaço e Território: a viragem 'espacial'
2.2. O Paradigma Territorialista (vs Funcionalista)
2.3. As diferentes matrizes do Desenvolvimento Territorial
2.4. O Desenvolvimento Comunitário e Local num Mundo globalizado
- A Economia Social e Solidária, o Território e o Desenvolvimento Comunitário e Local
3.1. As relações e cruzamentos (teóricos) entre a ESS e o Desenvolvimento Comunitário e Local
3.2. As sinergias (práticas) entre a ESS e o Desenvolvimento Comunitário e Local
3.3. Os desafios "Comuns" da ESS e do Desenvolvimento Comunitário e Local
- Casos de estudo e Lições das Experiências
4.1. Alguns casos de estudo: Açores; Grupos Comunitários da Grande Lisboa; Argentina e Brasil; Catalunha; EUA e Canadá
4.2. A ESS e o Desenvolvimento Comunitário e Local contra as Crises
4.3. Balanço Final: Das Práticas à(s) Teoria(s) e da(s) Teoria(s) à(s) Prática(s)
Métodos de Avaliação:
Trabalhos individuais/ colectivos, que podem assumir os formatos de:
- Ensaio teórico;
- Estudo de Caso (Desenvolvimento Territorial e/ou Economia Solidária);
- Exame escrito;
- Trabalhos inovadores e criativos (e.g.: podcast, tertúlia, teatro, documentário, etc.) - Se for este o método escolhido, deverá conter ou ser ac ompanhado de uma reflexão crítica dos/as alunos/as sobre a problemática/ tema/ caso escolhido.