Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8674
Acrónimo :
M8674
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Recomendamos a existência de conhecimentos prévios (e elementares) em: macroeconomia, microeconomia e cálculo. No entanto, a não existência de conhecimentos mínimos em micro e macro não será totalmente impeditivo da aprendizagem e desenvolvimento de competências nesta unidade curricular (dentro do possível ela pretende ser "self-contained")

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso representa o primeiro contacto dos estudantes com a macroeconomia a um nível mais avançado depois de completarem uma licenciatura. Centra-se na análise de DSGEM (Dynamic Stochastic General Equilibrium Models) como um quadro para discutir ciclos económicos de curto prazo. Introduz as principais técnicas necessárias para saber o que é DSGEM: a teoria dos modelos macroeconómicos modernos básicos, optimização, linearização, e cálculo. A linguagem de computação utilizada neste curso é Julia, e a maior parte do material didáctico irá basear-se em Pluto notebooks.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os principais objetivos de aprendizagem desta unidade curricular estão centrados no desenvolvimento de competências para analisar, sintetizar, e possuir espírito crítico relativamente aos itens seguintes: (i) principais factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo; (ii) correntes de pensamento preponderantes na explicação dos fenómenos macroeconómicos;(iii) o conceito de expectativas racionais; (iv) visão clássica centrada nas noções de equilíbrio geral, comportamento optimizador, e ciclos reais; (v) visão Keynesiana centrada nas noções de concorrência imperfeita, rigidez de preços, e relevância da política económica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Revisão de conceitos de matemática e estatística 2. Os principais factos estilizados dos ciclos económicos 3. Solução de modelos com Expectativas Racionais 4. O modelo do Ciclos Económicos Reais 5. Credibilidade e compromisso em política monetária 6. A escolha óptima dos instrumentos de política monetária** 7. O Novo Modelo Keynesiano ** Se houver disponibilidade de tempo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 -> PP1+PP2 OA2 -> PP1 a PP7 OA3 -> PP3 OA4 -> PP4 OA5 -> PP5 a PP7

Avaliação / Assessment


Opção A: 1. Teste intercalar: 3 primeiros tópicos do programa (35% na nota final). 2. Um teste final abrangendo todos os materiais leccionados (35% na nota final). 3. Um ensaio de grupo (30% na nota final). Opção B: 1. Um exame final (100% na nota final). 2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre. 3. Um teste de repescagem para quem reprovar na opção A ou/e na opção B (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A fim de promover a aquisição das competências específicas relacionadas com este curso, serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositiva: sessões teóricas 2. Participativa: resolução de exercícios 3. Activa: testes e um ensaio de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo de cada aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A fim de promover a aquisição das competências específicas relacionadas com este curso, serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositivo: sessões teóricas 2. Participativo: solução de exercícios 3. Activo: testes e um ensaio de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo de cada aluno

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kami?ski, B. and Szufel, P. (2018). Julia 1.0 Programming Cookbook. Packt Publishing. Wickens, M. (2012). Macroeconomic Theory: A Dynamic General Equilibrium Approach, 2nd ed., Princeton University Press Gali, J. (2015). Monetary Policy, Inflation, and the Business Cycle, 2nd ed., Princeton University Press. There is no adopted textbook for this course. Lecture notes will be provided for each topic. Nevertheless, good companion textbooks can be those of:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jones, Charles. I. (2018), Macroeconomics, 4th Edition, Norton. For the students that lack knowledge of basic macroeconomics, this undergraduate textbook may be useful:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16