Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8679
Acrónimo :
M8679
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
4.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade pretende iniciar os estudantes na aprendizagem e análise crítica dos principais conceitos e modelos teóricos sobre mudança organizacional, bem como, nas metodologias de intervenção em processos mudança planeada aplicada ao contexto do desenvolvimento de recursos humanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso a UC será capaz de: 1. Identificar e descrever os elementos actuais de mudança que influenciam a forma de organizações e trabalho funcionarem 2. Descrever as principais teorias e modelos sobre gestão da mudança e aplicá-los na análise de casos de mudança 3. Desenvolver conhecimento sobre estrutura e desenvolvimento de um plano de mudança organizacional 4.Reconhecer reacções/resistência à mudança no local de trabalho e recomendar actuações para as ultrapassar 5. Analisar a mudança na gestão dos recursos humanos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Mudança organizacional: factores influenciadores, natureza e níveis de análise 2. Modelos teóricos de mudança organizacional: modelos descritivos e explicativos sobre gestão da mudança 3. Fases de um plano de mudança, estratégias de actuação e gestão da mudança 4. Resistência à mudança, estratégias de superação dos factores de resistência 5.Envolvente e colaboradores indutores de mudanças na gestão de recursos humanos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA) explicita-se da forma seguinte: OA1 - Ponto 1 do programa OA2 - Ponto 2 do programa OA3 - Ponto 3 do programa OA4 - Ponto 4 do programa OA5 - Ponto 5 do programa

Avaliação / Assessment


Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), um teste individual (50%) e apresentação do trabalho de grupo (10%). A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes igual ou superior a 9,5 valores, sendo necessária uma nota mínima de 9,5 em cada uma das componentes da avaliação, para ser garantida a aprovação. Nos exames de qualquer das épocas existirá apenas um instrumento de avaliação (100%). Será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo compreende aulas T/P. O trabalho autónomo ocupa 130 horas divididas entre 65 horas para estudo e exame e 65 horas para elaboração do trabalho de grupo . metodologias de ensino-aprendizagem: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/Objectivs de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência-Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo-Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo-OA4 4. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas-Todos

Observações / Observations


"Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário" .

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson, D. L. (2012). Organization development: the process of leading organizational change, 2th edition, Sage Publications, London. Burke, W. W. (2018). Organization change: Theory and practice. 5ª edit.,Sage Publications. Caetano, A. (Org.) (2000). Mudança organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa: OEFP. Cameron, E., & Green, M. (2015). Making sense of change management: a complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page Publishers. Cummings, T. G. & Worley, C. G. (2015). Organization development and change, 10th edition, Cengage Learning, Stamford. Neves, J. G. (2003). Gerir a cultura organizacional: do conteúdo ao processo. In L. Lima, P. Castro & M. Garrido (eds), Temas e debates em Psicologia Social, Livros Horizonte, Lisboa, 297-334. Poole, S. C., & Van de Ven, A. H. (2004). Handbook of organizational change and innovation. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cascio, W.F. (2003). Changes in workers, work, and organizations. In Weiner, I.B., W.C. Borman, D.R. Ilgen, & R.J. Klimoski (Eds.), Handbook of Psychology (vol, 12, Industrial and Organizational Psychology, pp. 401-422). Hoboken, NJ: John Wiley and Sons. Elias, S. T. (2007). Employee Commitment in Times of Change: Assessing the importance of attitudes toward organizational change. Journal of Management, 1, 37-55. Furst, S.A., & Cable, D., (2008). Employee resistance to organizational change: Managerial influence tactics and leader?member exchange. Journal of Applied Psychology, (93), 2, 453-462. Mills, J. H., Day, K & Mills, A. J. (2009). Understanding organizational change. London, Routledge. Nadler, D. A., & Tushman, M. (1980). A model for diagnosing organizational behavior: Applying the congruence perspective. Organizational Dynamics, 9(2), 35-51. Nelson, L. (2005). Managing the Human Resources in Organisational Change: A Case Study, Research and Practice in Human Resource Management, 13(1), 55-70. Oreg, S. (2006). Personality, context and resistance to organizational change. European Journal of work and organizational psychology, 15 (1), 73 ? 101. Oreg, S., Vakola, M. & Armenakis, A. (2011), The change recipients? reactions to organizational change: a 60-year review of quantitative studies. The Journal of applied behavioral science, 47(4), 461-524 Van de Ven, A. H., & Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of management review, 20(3), 510-540. Van de Ven, A. H., & Poole, S. C. (2005). Alternative approaches for studying organizational change. Organizational Studies, 9, 1377-1404. Weick, K. E., & Quinn, R. E. (1999). Organizational change and development. In J. T. Spence, J. M. Darley, e D. J. Foss (eds.). Annual Review of Psychology, 50, 361-386. Palo Alto, CA: Annual Reviews.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-01