Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8683
Acrónimo :
M8683
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não Existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos que lhes permitam ter um primeiro contacto com os princípais conceitos da gestão, gestão do conhecimento e cultura organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1.Compreender os princípios da gestão; O2.Compreender a evolução histórica da gestão; O3.Compreender a complexidade do mercado actual; O4. Compreender os conceitos básicos da gestão do conhecimento O5. Compreender a aprendizagem organizacional enquanto disciplina do conhecimento O6. Compreender a importância da cultura organizacional para a melhoria do desempenho organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Princípios básicos de gestão 2. Evolução histórica da gestão 3. Complexidade do mercado actual 4. Gestão do conhecimento 5. Aprendizagem organizacional 6. Cultural organizacional 7. Gestão do conhecimento e inovação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA:1 - CP: 1 OA:2 - CP: 2 OA:3 - CP: 3 OA:4 - CP: 4 OA:5 - CP: 5 OA:6 - CP: 6

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre lectivo: 1.Participação nas aulas - 20% -Assiduidade e pontualidade. -Intervenção e participação nas aulas. -Resposta a questões em aula. 2.Teste - 80% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 7,50 valores no teste. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (OA): OA1 e OA2 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objectivos de aprendizagem (OA): OA3, OA4, OA5 e AO6

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. London: The Jossey-Bass Business. Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press. Hofstede, G. (1991). Culture and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill. Fernandes, A. (2007). Tipologia da aprendizagem organizacional: Teorias e Práticas. Lisboa: Livros Horizonte. Davenport, T.; Prusak, L. (1998). Working Knowledge. Cambridge, MA: Harvard Business School Press. Chesbrough, H., (2003). Open Innovation - The New imperative for creating and profiting from technology. MA: Harvard Business School Press Bartol, K. e Martin, D. (1998). Management (3ª Ed.). Boston, MA: McGraw-Hill. Argyris, C.; Schon (1978). Organizational Learning: A Theory of Action Perspective. Reading: Addison-Wesley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Nonaka, Ikujiro, & Hirotaka Takeuchi. 1995. The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. New York, NY: Oxford University Press. Hofstede, Geert. (2001) Culture's Consequences : Comparing Values, Behaviors, Institutions, and Organizations across Nations. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Iskandar, K., Jambar, M., Kosala, R. & Prabowo, H. (2017). Current Issue of Knowledge Management System for Future Research: A Systematic Literature Review. Procedia Computer Science 116 (2017) 68-80 Ferreira, M. P., Santos, J. C., Reis, N. & Marques, T., (2010) Gestão Empresarial. Lisboa: Editora LIDEL. Donnely, J. (2000) Administração: Princípios de Gestão Empresarial. 10ª Ed., Lisboa: McGraw Hill. Davenport, Thomas H., & Lawrence Prusak (1998) Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Cambridge, MA: Harvard Business School Press. workers . Boston, MA : Harvard Business School Press . Davenport , T. (2005) Thinking for a living, how to get better performance and results from knowledge Dalkir, K. (2011) Knowledge Management in Theory and Practice. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16