Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9003
Acrónimo :
M9003
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta unidade curricular é o de proporcionar aos doutorandos um contacto alargado com a investigação sociológica em Portugal analisada de um ponto de vista socio-histórico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem em vista que os doutorandos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem : a) Capacidade de colocar a sociologia sob observação sociohistórica. b) Conhecimento sobre a história da sociologia em Portugal, sua génese, desenvolvimento e institucionalização avançada. c) Conhecimento e aplicação do conceito de gerador institucional de sociologia à realidade portuguesa. d) Conhecimento dos temas e principais resultados de pesquisa em 16 domínios consolidados de produção sociológica e identificação de domínios não consolidados e) Capacidade de identificar e analisar a questão das fonteiras externas e internas da investigação sociológica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Aula 1. Investigação sociológica em Portugal: para uma análise sociohistórica Aula 2. O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Aula 3. Dois geradores institucionais de sociologia: gerador sociocultural e gerador político-social Aula 4. Clássicos duradouros: sociologia da estrutura e mudança social, sociologia da juventude, sociologia da educação, sociologia das classes e desigualdades sociais Aula 5. Novos clássicos: sociologia do trabalho, organizações e profissões, sociologia urbana e do território, sociologia política, sociologia da cultura Aula 6. Domínios modernos (I): sociologia da família, género e sexualidade, sociologia da pobreza e exclusão social, sociologia da saúde, sociologia da comunicação e media Aula 7. Domínios modernos (II): sociologia da ciência, sociologia da imigração e etnicidade, sociologia dos valores culturais, sociologia do ambiente Aula 8. Domínios não consolidados. Relações e fronteiras da investigação sociológica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos e a sua sequência correspondem plenamente aos objetivos de aprendizagem acima enunciados: A aula 1 corresponde aos objetivos expressos na alínea a) A aula 2 corresponde aos objetivos expressos na alínea b) A aula 3 corresponde aos objetivos expressos na alíneas c) As aulas 4 a 7 correspondem aos objetivos enunciados na alínea d) A aula 8 corresponde aos objetivos enunciados na alínea e)

Avaliação / Assessment


A avaliação dos doutorandos tem em conta: a) Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa (dimensão máxima de 20 páginas, a entregar no fim do semestre). b) Duas intervenções individuais previamente preparadas sobre conteúdos do programa. c) Assiduidade e participação corrente nas aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino incluem uma componente letiva e de contacto tutorial e outra de trabalho individual por parte dos doutorandos. Cada doutorando deverá trabalhar sistematicamente a bibliografia básica, explorar a bibliografia complementar, intervir regularmente nas aulas e realizar um trabalho individual final sobre conteúdos do programa. As aulas consistirão na exposição reflexiva e sistemática de conteúdos por parte do docente, intervenções regulares dos doutorandos e debate alargado. O contacto tutorial ocorrerá ao longo de todo o semestre, sempre que necessário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As 16 horas de aulas têm uma componente de exposição sistemática de conteúdos pelo docente e outra de intervenção individual dos doutorandos e debate alargado, sendo que as duas componentes funcionam em simultâneo. Uma vez que lhes são transmitidos conhecimentos de forma sistemática e que eles podem, a qualquer momento, pedir esclarecimentos e colocar questões sobre o que lhes é transmitido, os doutorandos têm, no que às aulas diz respeito, condições de atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos para esta unidade curricular. As intervenções dos alunos no espaço das aulas são tanto mais produtivas e contribuem tanto mais para que eles atinjam os objetivos de aprendizagem quanto essas intervenções de baseiem na leitura prévia de biblografia antecipadamente indicada para cada sessão pelo docente.

Observações / Observations


Para além da bibliografia básica de 15 títulos, são fornecidas aos doutorandos três outras bibliografias: a) Bibliografia complementar de 50 títulos, selecionados de acordo com as várias épocas, instituições, domínios temáticos e autores de referência da investigação sociológica em Portugal. b) Bibliografia Temática e Cronológica da Investigação Sociológica em Portugal (1964-2021), que contém mais de 2300 referências relativas a 16 domínios de investigação consolidados. c) Bibliografia sobre a Sociologia em Portugal (1958-2021), que contém mais de 200 referências sobre diversos aspetos da disciplina em Portugal.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ágoas, F (2013), Ensaio bibliográfico: narrativas em perspetiva sobre a história da sociologia em Portugal?, AS, 206. Barreto, A (1996), A Situação Social em Portugal, 1960-1995, Lx, ICS Bourdieu, P (2006), Para uma Sociologia da Ciência, Lx, Ed 70. Cabral, M et al (2008), Itinerários, Lx, ICS Costa, A et al (2007), Sociedade e Conhecimento, Lx, Celta Guerreiro, M et al (2007), Quotidiano e Qualidade de Vida, Lx, Celta Machado, F (2022), Investigação Sociológica em Portugal, Porto, Afront Merton, R (1973), The Sociology of Science, Chicago, CUP Nunes, A (2000), Antologia Sociológica, Lx, ICS Pinto, J (2007), Ciências e progresso, Porto, Afront Santos, B (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto, Afront Santos, B (1999), ?Porque é tão difícil construir uma teoria crítica??, RCCS, 54 Silva, A (2006), A Sociologia e o Debate Público. Porto, Afront. Torres, A, L Baptista (org), (2008), Sociedades Contemporâneas.Porto,Afront Viegas, J et al (2007), Instituições e Política. Lx, Celta

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ver observações

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16