Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral desta unidade curricular é o de proporcionar aos doutorandos um contacto alargado com a investigação sociológica em Portugal analisada de um ponto de vista socio-histórico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular tem em vista que os doutorandos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem : a) Capacidade de colocar a sociologia sob observação sociohistórica. b) Conhecimento sobre a história da sociologia em Portugal, sua génese, desenvolvimento e institucionalização avançada. c) Conhecimento do conceito de gerador institucional de sociologia (aplicado à sociologia portuguesa). d) Conhecimento dos temas e principais resultados de pesquisa em 16 domínios consolidados de produção sociológica e identificação de domínios não consolidados e) Capacidade de identificar e analisar a questão das fonteiras externas e internas da investigação sociológica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Aula 1. Investigação sociológica em Portugal: para uma análise sociohistórica Aula 2. O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Aula 3. Dois geradores institucionais de sociologia: gerador sociocultural e gerador político-social Aula 4. Clássicos duradouros: sociologia da estrutura e mudança social, sociologia da juventude, sociologia da educação, sociologia das classes e desigualdades sociais Aula 5. Novos clássicos: sociologia do trabalho, organizações e profissões, sociologia urbana e do território, sociologia política, sociologia da cultura Aula 6. Domínios modernos (I): sociologia da família, género e sexualidade, sociologia da pobreza e exclusão social, sociologia da saúde, sociologia da comunicação e media Aula 7. Domínios modernos (II): sociologia da ciência, sociologia da imigração e etnicidade, sociologia dos valores culturais, sociologia do ambiente Aula 8. Domínios não consolidados. Relações e fronteiras da investigação sociológica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos e a sua sequência correspondem plenamente aos objetivos de aprendizagem acima enunciados: A aula 1 corresponde aos objetivos expressos na alínea a) A aula 2 corresponde aos objetivos expressos na alínea b) A aula 3 corresponde aos objetivos expressos na alíneas c) As aulas 4 a 7 correspondem aos objetivos enunciados na alínea d) A aula 8 corresponde aos objetivos enunciados na alínea e)
Avaliação / Assessment
A avaliação dos doutorandos ao longo do semestre tem em conta: a) Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa (dimensão máxima de 25 páginas, a entregar no fim do semestre) (70% da nota final) b) Duas intervenções individuais previamente preparadas sobre conteúdos do programa (30% da nota final) c) Assiduidade e participação corrente nas aulas (podem majorar a nota final em um valor)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino incluem uma componente letiva e de contacto tutorial e outra de trabalho individual por parte dos doutorandos. Cada doutorando deverá trabalhar sistematicamente a bibliografia básica, explorar a bibliografia complementar, intervir regularmente nas aulas e realizar um trabalho individual final sobre conteúdos do programa. As aulas consistirão na exposição reflexiva e sistemática de conteúdos por parte do docente, intervenções regulares dos doutorandos e debate alargado. O contacto tutorial ocorrerá ao longo de todo o semestre, sempre que necessário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As 16 horas de aulas têm uma componente de exposição sistemática de conteúdos pelo docente e outra de intervenção individual dos doutorandos e debate alargado, sendo que as duas componentes funcionam em simultâneo. Uma vez que lhes são transmitidos conhecimentos de forma sistemática e que eles podem, a qualquer momento, pedir esclarecimentos e colocar questões sobre o que lhes é transmitido, os doutorandos têm, no que às aulas diz respeito, condições de atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos para esta unidade curricular. As intervenções dos alunos no espaço das aulas são tanto mais produtivas e contribuem tanto mais para que eles atinjam os objetivos de aprendizagem quanto essas intervenções de baseiem na leitura prévia de biblografia antecipadamente indicada para cada sessão pelo docente.
Observações / Observations
Para além da bibliografia básica de 10 títulos, são fornecidas aos doutorandos três outras bibliografias: a) Bibliografia complementar de 50 títulos, selecionados de acordo com as várias épocas, instituições, domínios temáticos e autores de referência da investigação sociológica em Portugal. b) Bibliografia Temática e Cronológica da Investigação Sociológica em Portugal (1964-2023), que contém mais de 2400 referências relativas a 16 domínios de investigação consolidados. c) Bibliografia sobre a Sociologia em Portugal (1958-2023), que contém mais de 250 referências sobre diversos aspetos da disciplina em Portugal.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bourdieu, P (2006), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Ed 70. Costa, A et al (2007), Sociedade e Conhecimento, Lisboa, Celta Guerreiro, M et al (2007), Quotidiano e Qualidade de Vida, Lisboa, Celta Machado, F (2022), Investigação Sociológica em Portugal, Porto, Afrontamento Merton, R (1973), The Sociology of Science, Chicago, CUP Pinto, J (2007), Ciências e progresso, Porto, Afrontamento Santos, B (2001), Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto, Afrontamento Santos, B (1999), ?Porque é tão difícil construir uma teoria crítica??, RCCS, 54 Silva, A (2006), A Sociologia e o Debate Público. Porto, Afrontamento Viegas, J et al (2007), Instituições e Política. Lisboa, Celta
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ver observações
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30