Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9080
Acrónimo :
M9080
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum (recomendados conhecimentos de programação e de introdução à Gestão)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como principal objectivo identificar principais áreas organizacionais, bem como tecnologias que as suportam. É pressuposto que os estudantes desenvolvam uma atitude critica na procura e avaliação de soluções.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar as principais áreas organizacionais 2. Identificar os principais tipos de sistemas existentes no mercado (quer comerciais, quer Open Source) para apoio às várias áreas organizacionais 3. Compreender alcance de sistemas integrados. 4. Criticar formas de intervenção com vista a satisfazer as necessidades informacionais da organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.As principais áreas organizacionais 2. Principais Processos organizacionais e tecnologias de suporte 2.1. ERP como sistema integrado 2.2. Relacionamento com clientes e Marketing 2.3. Compras, Vendas e Operações 2.4. Sistemas de apoio a Recursos Humanos (eHRM, eLearning) 2.5. Workflow e Desenho de Processos 3. OutSourcing e Sistemas de Apoio a Utilizadores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1. Tipos de Sistemas intra e Inter-organizacionais (Objectivo 1) 2. Principais Processos organizacionais e tecnologias de suporte 2.1. ERP como sistema integrado (Objectivo 1,2) 2.2. Relacionamento com clientes e Marketing (Objectivo 1,2) 2.3. Compras, Vendas e Operações (Objectivo 1,2) 2.4. Sistemas de apoio a Recursos Humanos (eHRM, eLearning) (Objectivo 1,2) 2.5. Workflow e Desenho de Processos (Objectivo 3) 3. OutSourcing e Sistemas de Apoio a Utilizadores (Objectivo 4)

Avaliação / Assessment


Nas aulas será feita exposição dos tópicos teóricos da matéria pelo professor. O trabalho em aula deverá ser acompanhado de um trabalho complementar, extra-aula com caracter de projecto. Esse trabalho extra-aula será sujeito a acompanhamento por porte do docente. | Trabalho Grupo com Discussão 40% Frequência (Avaliação Individual) 60% Em alternativa ou caso não tenham aproveitamento nas duas componentes existirá um exame correspondente a 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos 1 e 2 são atingidos fundamentalmente através de aulas teóricas, enquanto que os seguintes são atingidos fundamentalmente através de prática e realização de projecto.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Young B. Moon "Enterprise Resource Planning (ERP): a review of the literature" International Journal of Management and Enterprise Development 2007 - Vol. 4, No.3 pp. 235 - 264 M. Rodrigues & C. Costa ?Factores Críticos de Sucesso em projectos ERP ? Uma análise da literatura? in A. Soares, J. Lima & L. Paupério, CAPSI 2003: 4ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Porto, 15 a 17 de Outubro, 2003 Gurbaxani, Vijay; Whang, Seungjin (1991) ?The Impact of Information Systems on Organizations and Markets?; Communications of the ACM; January; Vol.34; No. 1. pp.59 -73. Straub, Detmar W., David Gefen and Marie-Claude Boudreau, "Quantitative Research," In Research in Information Systems: A Handbook for Research Supervisors and Their Students, D. Avison and J. Pries-Heje (Ed.), Elsevier, Amsterdam, 2005, 221-238 Myers, M. Qualitative Research in Information Systems; MISQ Discovery, June 1997; Bibliografia principal é disponibilizada na plataforma.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Teorias utilizadas na Investigação de Sistemas de Informação: http://www.istheory.yorku.ca/ Quinn, R. & Rohrbaugh (1983) ?A Spatial Model of Effectivness Criteria Towards a competing values approach to organizational analysis?, Management Science, 29, nº1, pp.363-77 Nonaka, I. (1994) A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation: creation, transfer and utilization, London Sage Publications Wilson, T. (2002), ?The nonsense of `Knowledge management´? Information Research, vol.8 nº 1, Disponível em: http://information.net/ir/8-1/paper144.html Davenport, T. (2007) Managing Knowledge, Harvard Business School Press Herrington, J. (2008) PHP Hacks, O'Relly Sekaran, U., (2003)Research Methods for Business, John Wiley &Son, Inc. Chaffey, D., Wood, S. (2005) Business Information Management: Improving Performance Using Information Systems, Prentice Hall Financial Times, UK O?Brien, J. ;(2005) Management Information Systems; McGaw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16