Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9082
Acrónimo :
M9082
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
54.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1323.0
Horas de Trabalho Total :
1350.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Neste âmbito, procura essencialmente consolidar conhecimentos e competências que visam o desenvolvimento de investigação científica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: 1.Identificar, selecionar e analisar referências teóricas relevantes para a temática em estudo 2.Identificar e formular uma problemática para a investigação científica; 3.Compor uma revisão de literatura relevante 4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas 5.Propor e realizar a análise empírica com recurso a ferramentas específicas 6.Comunicar e discutir por escrito e oralmente os resultados da pesquisa 7.Argumentar e discutir criticamente os pontos fortes e fracos da pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão da dissertação de mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento da dissertação: 1.Estrutura da dissertação e composição de cada parte; 2.Enquadramento teórico e problemática 3.Articulação entre a componente teórica e empírica; 4.Articulação entre hipóteses de pesquisa, sua operacionalização e análise empírica 5.Apresentação dos dados e resultados 6.Discussão e conclusões 7.Preparação para a defesa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - 1: Estrutura da dissertação e composição de cada parte; 2: Enquadramento teórico e problemática OA2 - 1: Estrutura da dissertação e composição de cada parte; 2: Enquadramento teórico e problemática; 3: Articulação entre a componente teórica e empírica OA3 - 2: Enquadramento teórico e problemática OA4 - 4: Articulação hipóteses de pesquisa, sua operacionalização e análise empírica OA5 - 5: Apresentação dos dados e resultados OA6 - 6: Discussão e conclusões; 7: Preparação para a defesa OA7 - 7: Preparação para a defesa.

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem assenta num processo iterativo. A UC implica um trabalho de acompanhamento e de sucessivo questionamento do trabalho desenvolvido, a realizar em sessões coletivas de trabalho. Os alunos deverão, em cada sessão, apresentar sumariamente uma parte específica do seu trabalho e responder a questões e dúvidas que lhes forem colocadas. Os docentes deverão dar o feedback e acompanhar o trabalho. Assim, esta UC assenta fortemente no auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo iterativo, em que esta UC assenta, obriga o aluno a questionar o seu trabalho e identificar potenciais pontos fracos que deve corrigir ao longo da preparação da tese. Neste sentido, as aulas participativas visam especialmente atingir os objetivos 3,4, 5, 6 e 7 através da exposição de partes da dissertação e sua discussão em aula. Para apoiar esta análise crítica, prevêem-se aulas com o conjunto dos orientadores das dissertações. Estas aulas cumprem particularmente os OA6 e OA7, contribuindo igualmente para alertar o aluno para a defesa final do seu trabalho. O auto-estudo representa a metodologia fundamental desta UC e contribui para atingir todos os objetivos de aprendizagem propostos. Finalmente, a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação incide especialmente nos objetivos 6 e 7.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. Punch, K. F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications. Quivy, Raymond, e Campenhoudt, L.V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16