Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9084
Acrónimo :
M9084
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular é preparar os estudantes para a elaboração da Dissertação de Mestrado. Pretende-se que o estudante escolha um tema para investigar, formule uma ou mais "Perguntas de Investigação" e, de seguida, procure encontrar respostas para essas perguntas apoiando-se em dados empíricos e utilizando métodos científicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Espera-se o desenvolvimento das seguintes competências: - Conhecimento e compreensão da natureza da actividade científica; - Conhecimento e compreensão da forma como se desenvolve a investigação e a concepção de artigos científicos; - Conhecimento e compreensão dos principais tipos de dissertação de 2º ciclo; - Capacidade de formular hipóteses ou teorias explicativas para fenómenos e comportamentos de variáveis relevantes; - Capacidade de utilizar dados empíricos para testar a validade de hipóteses ou teorias; - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem; - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Metodologia e procedimentos da investigação científica Apresentação das principais etapas da pesquisa científica, das várias estratégias de investigação e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos 2. Metodologia e procedimentos da investigação científica. Exemplos 3. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação Indicações relativas à escrita académica e à redacção de artigos ou outros trabalhos académicos 4. Seminários de apresentação e discussão nas aulas dos projectos de dissertação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa engloba os temas cujo conhecimento, compreensão e aplicação são objectivos da UC, nomeadamente apresentação do processo de conhecimento científico, das suas principais etapas e estratégias empíricas( primeiros objectivos da Unidade Curricular). Em cada ponto do programa são fornecidos exemplos. Ao elaborar o seu projecto de dissertação ou de trabalho de projecto, e ao discutir esses projectos nas aulas, os estudantes desenvolvem as outras competências listadas nos objectivos da UC, cumprindo-se assim os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Elaboração de um projecto de dissertação (aproximadamente 3000 palavras) a entregar até janeiro. A última versão do projecto tem de ter uma nota mínima de 10 para que o estudante possa prosseguir para a dissertação. Nota Final = (Nota atribuída ao projecto pelo coordenador do seminário depois de consultado o orientador da dissertação) *80% + (Nota da apresentação oral na aula do projecto de dissertação)*20%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas; Identificação e análise de problemas de investigação; procura de dados em bases estatísticas e na internet; apresentação e discussão nas aulas, pelos estudantes, dos seus projectos de dissertação de mestrado. Em todas as aulas se fará um ponto de situação do avanço do trabalho de cada aluno. Esta diversidade de processos permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A elaboração, apresentação e discussão nas aulas de seminário dos projectos de tese garante o desenvolvimento da capacidade de elaborar uma proposta de investigação e desenvolver argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem. O método de avaliação: elaboração de um projecto de dissertação (aprox. 3000 caracteres) e sua apresentação, comentado em sessões tutoriais com o orientador de tese e discutido nas últimas aulas do Seminário, garante o desenvolvimento das competências de investigação pretendidas: conhecimento e compreensão da natureza da actividade científica; conhecimento e compreensão da forma como se desenvolve a investigação e a concepção de artigos científicos; capacidade de formular hipóteses ou teorias explicativas para fenómenos e comportamentos de variáveis relevantes; capacidade de utilizar dados empíricos para testar a validade de hipóteses ou teorias; capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Goldschmidt, G., & Matthews, B. (2022). Formulating design research questions: A framework. Design Studies, 78, 101062. - Gomes, J. e F. Cesário (2014): Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, Lisboa: Escolar Editora. - Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures: Lusociência. - Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals, Sage Publications. - Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995). Quivy, R. e Van Campenhoudt, L., Manual de investigação em ciências sociais, 2008, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995)., Punch, F. Keith, Developing effective research proposals, 2008, Sage Publications, Gauthier, Benoit, Investigação social - da problemática à análise de dados, 2003, Loures: Lusociência., Goldschmidt, G., & Matthews, B, Formulating design research questions: A framework., 2022, Design Studies, 78, 101062,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Gomes, J. e F. Cesário, Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, 2014, Lisboa: Escolar Editora,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16