Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9111
Acrónimo :
M9111
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Compreender as metodologias de avaliação da performance OA2. Saber selecionar os critérios mais adequados para apurar resultados por centros de responsabilidade OA3. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender as metodologias de avaliação da performance OA2. Saber selecionar os critérios mais adequados para apurar resultados por centros de responsabilidade OA3. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ideias chave do controlo de gestão 2. Avaliação da performance financeira 3. Performance financeira e responsabilização 4. Balanced Scorecard

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA1 - Capítulos 1 a 4 OA2 - Capítulo 3 OA3 - Capítulo 2 a 4

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA2 e OA3 MEA3: OA3 MEA4: Transversal a todos os OA

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora. Simons, Robert (2000). Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy, Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. 4ª Ed. Prentice Hall, 2018

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-09