Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
OA1. Compreender as metodologias de avaliação da performance OA2. Saber selecionar os critérios mais adequados para apurar resultados por centros de responsabilidade OA3. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as metodologias de avaliação da performance OA2. Saber selecionar os critérios mais adequados para apurar resultados por centros de responsabilidade OA3. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ideias chave do controlo de gestão 2. Avaliação da performance financeira 3. Performance financeira e responsabilização 4. Balanced Scorecard
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA1 - Capítulos 1 a 4 OA2 - Capítulo 3 OA3 - Capítulo 2 a 4
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: OA2 e OA3 MEA3: OA3 MEA4: Transversal a todos os OA
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora. Simons, Robert (2000). Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy, Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. 4ª Ed. Prentice Hall, 2018
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-09