Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9124
Acrónimo :
M9124
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing 2.Abordagem crítica da gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos. 3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações, como génese da captura e fidelização de consumidores sofisticados em mercados competitivos. 4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix. 5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing e da gestão de marcas a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo. O descrito acima é feito com um enfoque muito especial no papel das marcas nas economias contemporâneas. Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes. Os alunos deverão desenvolver competências práticas de resolução de problemas, de forma profissional em contextos de incerteza e em geografias diferentes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais. Conteúdos principais: 1) Marketing e sua evolução 2) Estratégia e sua evolução 3) O marketing plan 4) Estratégia de Marketing 5) Análise SWOT 6) Segmentação, Targeting e Posicionamento 7) Marketing Mix 8) Inovação de marketing

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais. Conteúdos principais: 1) Marketing e sua evolução (OA1; OA2) 2) Estratégia e sua evolução (OA1;OA2) 3) O marketing plan (OA3;OA4) 4) Estratégia de Marketing (OA3;OA4) 5) Análise SWOT (OA3;OA4;OA5) 6) Segmentação, Targeting e Posicionamento (OA3;OA4) 7) Marketing Mix (OA3;OA4) 8) Inovação de marketing (OA3;OA4)

Avaliação / Assessment


Trabalhos de grupo (40%). Exame (50%) Participação individual (10%) Nota min. exame 8.5 assiduidade mínima de 80% Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 2 épocas de exame (1ª e de recurso), com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. Se optarem pelo exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Nota mínima para aprovação igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos relevantes 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Transversal a todos os OA 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Transversal a todos os OA 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Transversal a todos os OA 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hollensen, Svend (2015). Marketing Management: a relationship approach. 3rd. Edition. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Palmatier, R. W., & Sridhar, S. (2017). Marketing strategy: Based on first principles and data analytics. Macmillan International Higher Education.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16