Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9125
Acrónimo :
M9125
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da disciplina de Estratégia e Desenvolvimento Empresarial é apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5- Desenvolver pensamento crítico OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos de estratégia 2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências 3. Análise interna da organização 4. Análise da envolvente externa 5. Estratégias de negócio 6. Estratégias corporativas. 7. Implementação da estratégia 8. Controlo estratégico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 3 OA 3 - CP 4, 5, 6 OA 4 - CP 7, 8 OA 5- CP 1-7 OA 6 - CP 1-7

Avaliação / Assessment


1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame). | Opção 1 (Avaliação Contínua) i. Teste Escrito Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 40% iii. Relatório do Seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 na frequência e em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1 a OA 6 ME 2 - OA 1 a OA 6 ME 3 - OA 1 a OA 6

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533. Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858. Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133. Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121. Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16