Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9125
Acrónimo :
M9125
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objetivo apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3. Introduzir conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas OA4. Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5. Desenvolver pensamento crítico OA6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (CP) são adaptados a alunos licenciados noutras áreas e consistem no seguinte: CP1. Fundamentos de estratégia CP2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências CP3. Análise interna da organização CP4. Análise da envolvente externa CP5. Estratégias de negócio CP6. Estratégias corporativas. CP7. Implementação da estratégia CP8. Controlo estratégico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) teóricos encontram-se associados aos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: CP1 aborda fundamentos de estratégia, alinhando-se com o OA1 ao explorar conceitos e abordagens teóricas de estratégia empresarial. CP2 está associado aos OA1 e OA3, discutindo novas tendências na gestão estratégia. CP3 suporta o OA2 ao capacitar os alunos para aplicar capacidades dinâmicas através da análise interna da organização. CP4, CP5 e CP6 estão ligados ao OA3, capacitando os alunos para desenvolver estratégias de negócio e corporativas. CP7 sustenta o OA4 ao enfatizar a importância da implementação estratégica. CP8 atende ao OA4 ao realçar o controlo estratégico e feedback na gestão. OA5 e OA6 são incentivados ao longo de todos os CPs, desenvolvendo o pensamento crítico e promovendo a autonomia dos alunos e a sua capacidade para planear e avançar os seus conhecimentos na área de estudo.

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 40% iii. Relatório do seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias ensino (ME) adotadas estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento. A estrutura da disciplina garante um equilíbrio entre os fundamentos teóricos e o desenvolvimento de competências práticas, preparando os estudantes para tomar decisões eficazes em ambientes empresariais complexos. ME1. Aulas teóricas: São utilizadas aulas expositivas para introduzir e explicar conceitos teóricos chave, como processos de tomada de decisão estratégica, análise de decisão e modelação de risco. Estas sessões são interativas, permitindo discussões e questões para aprofundar a compreensão. ME2. Workshops, estudos de caso e seminários: Workshops práticos, estudos de caso e seminários são elementos essenciais da disciplina. Estas sessões focam-se na aplicação do conhecimento teórico a situações do mundo real. Os estudantes participam em atividades de grupo para analisar estudos de caso, desenvolver planos estratégicos e apresentar as suas conclusões. Este método promove competências práticas em tomada de decisão, resolução de problemas e planeamento estratégico. ME3. Trabalhos e avaliações: Para promover a aprendizagem autónoma, os estudantes têm leituras, exercícios e trabalhos alinhados com os objetivos da disciplina. Incluem revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios sobre estudos de caso. Estas tarefas são desenhadas para reforçar os conceitos teóricos e melhorar as competências de análise crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME) e a avaliação foram cuidadosamente selecionadas para garantir uma cobertura abrangente e eficaz dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: ME1. Aulas teóricas: As aulas teóricas são fundamentais para atingir os OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6, que visa aprofundar os conceitos teóricos em contextos empresariais reais. ME2. Workshops, estudos de caso e seminários: Os workshops práticos, estudos de caso e seminários apoiam diretamente os OA5 e OA6, proporcionando oportunidades para os estudantes desenvolverem e adotarem modelos, processos e ferramentas na estruturação e exploração de decisões estratégicas. ME3. Trabalhos e avaliações: Os trabalhos e avaliações são desenhados para promover a aprendizagem autónoma alinhada com todos os OAs. Incluem leituras, exercícios e tarefas práticas como revisões de literatura, exercícios de resolução de problemas e relatórios de estudos de caso. As estratégias de avaliação são desenhadas para avaliar de forma eficaz o alcance dos objetivos de aprendizagem: Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre): Esta opção inclui um teste escrito individual (50%), um projeto de grupo (40%) e um relatório de seminário (10%). O teste individual avalia o conhecimento teórico (alinhado com ME1), testando a compreensão dos conceitos de gestão estratégica (OA1 a OA6). O projeto de grupo e o relatório de seminário avaliam as competências práticas (alinhados com ME2), analisando a capacidade dos estudantes de desenvolver planos estratégicos e aplicar técnicas analíticas em cenários reais (OA5 e OA6). Opção 2 (Avaliação por exame): Esta opção avalia os estudantes com base num exame final, que cobrirá o conhecimento teórico (OA1 e OA6). Embora esta metodologia avalie predominantemente a compreensão teórica, as questões do exame são desenhadas para também testar o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento em contextos de tomada de decisão estratégica.

Observações / Observations


É aceite o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) desde que o resultado do teste "Anti-ChatGPT" seja inferior a 10%. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barney, J. & Hesterley S. (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson. Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis, 11th edition, Wiley. Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021). Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014). Dynamic capabilities vs. innovation capability: Are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), 368-384. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000). Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121. Gebauer, H. (2011). Exploring the contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), 1238-1250. Prange, C. & Verdier, S. (2011). Dynamic capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), 126-133. Riviere, M. & Suder, G. (2016). Perspectives on strategic internationalisation: Developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), 847-858. Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27