Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9126
Acrónimo :
M9126
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o papel da liderança na criação de vantagem competitiva sustentada através das pessoas OA2. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA3. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as relações entre a liderança, a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência disponível mais recente sobre este tópico e conceber capazes de estimular o desempenho sustentável em condições competitivas diferenciadas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Liderança, GRH e organizações: das práticas de gestão de pessoas à performance CP2. Liderança e promoção da performance: estilos, lmx, liderança transformacional e autêntica CP3. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional CP4. GRH e capacidades dinâmicas: promover a sustentabilidade através da ambidextria e da mindfulness organizacional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1 encontra-se focado na compreensão das condições nas quais a liderança e a GRH determinam a competitividade organizacional, pelo que os CP1, CP2, CP3 e CP3 contribuem para a consecução deste objectivo. O enfoque do OA2 aponta para a relevância de conceber estratégias de RH capazes de originar vantagens competitivas sustentáveis. Os CP3 e CP4 focam-se justamente em capacidades organizacionais diferentes identificadas na literatura como estando relacionadas com o desempenho organizacional. O OA2 está focalizado no desenvolvimento da liderança como fator de promoção da performance através da criação de capacidades organizaiconais. Neste contexto, os CP2, CP3 e CP4 abordam justamente o modo como a liderança afeta a performance organizacional e como o deenvolvimento da liderança deverá ser um elemento central da esratégia de RH.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: um teste (70%); um trabalho de grupo (30%). Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. Para além da apresentação de elementos conceptuais centrais, faz-se recurso a estudos de caso e exercícios de diagnóstico que possam permitir a integração dos conhecimentos. Os estudantes são estimulados a ler a bibliografia antes das aulas. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para todos os objectivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. O trabalho de grupo implica a análise de pelo menos 1 caso, com a necessidade de os alunos interpretarem as situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons. Thusman, M., Smith, W, and Binns, A. (2011). The ambidextrous CEO. Harvard Business Review, June, 75-80. Schneider, B. Macey, W. H., and Young, S. A. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132. O'Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2004). The ambidextrous organization. Harvard Business Review, 82(4), 74-83. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and practice (7th edition). London: Sage. Gittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The Leadership Quarterly Human Resource Management Journal Human Resource Management Review Journals Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106. O?Reilly III and Tushman, M. (2013). Organizational ambidexterity: Past, present, and future. Academy of Management Perspectives, 27, 324?338. Muff et al. (2020). How to apply responsible leadership theory in practice: A competency tool to collaborate on the sustainable development goals. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27:2254-2274. Lengnick-Hall et al. (2011). Developing a capacity for organizational resilience through strategic HRM Human Resource Management Review, 21, 243-255. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Ferreira, A., Matinez, L., Nunes F. G. e Duarte, H. (Eds) (2015). GRH para Gestores. Lisboa, RH Editora. Capítulo 3. Yukl, G. and W. Gardner. 2020. Leadership in organizations. 9th ed. New York: Pearson. Birkinshaw, J. and Gibson, C. (2004). Building ambidexterity into an organization. Sloan Management Review, Summer, 47-55.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16