Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9131
Acrónimo :
M9131
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de teoria económica, nomeadamente macroeconomia, economia internacional e economia monetária.

Objetivos Gerais / Objectives


A disciplina tem os seguintes objetivos gerais: 1. Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a evolução da economia portuguesa desde 1960; 2. Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o processo de integração europeu; 3. Estimular e desenvolver a análise económica dos alunos tendo como referência factos e eventos ocorridos na economia portuguesa e no processo de integração europeu.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No domínio do 1º objetivo geral, tendo como referência o período de 1960 a 2024, o aluno deverá poder: OA1. Caracterizar o comportamento cíclico das principais variáveis macroeconómicas em Portugal e da evolução do produto e da inflação; OA2. Identificar fases distintas do enquadramento institucional da economia Portuguesa; OA3. Descrever episódios marcantes da evolução da economia portuguesa. No domínio do 2º objetivo geral: OA4. Identificar etapas marcantes do processo de integração europeia; OA5. Indicar aspetos fundamentais das principais políticas da União Europeia. No domínio do 3º objetivo geral: OA6. Desenvolver capacidade analítica sobre aspetos estruturais da economia Portuguesa desde 1960; OA7. Compreensão das necessidades e dificuldades de coordenação das políticas macroeconómicas no quadro da união monetária, bem como dos problemas emergentes no domínio institucional; OA8. Avaliar as diferenças de comportamentos dos Estados Membros da UE.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.Evolução da Economia Portuguesa desde 60 I1.Ciclos económicos I1.1.Aspectos introdutórios I1.2.Factos estilizados I1.3.Sincronização com parceiros económicos I2.Aspectos estruturais I2.1.Contabilidade do crescimento I2.2.Demografia I2.3.Estrutura sectorial I2.4.Emprego I2.5.Inflação I2.6.Finanças Públicas I2.7.Relações internacionais I2.8.Mercado habitacional I3.Políticas de estabilização II.Processo de integração europeia II1.Teorias de integração II2.Processo histórico II3.Principais instituições II4.Políticas económicas II4.1.Introdução II4.2.PAC II4.3.Política de coesão, desenvolvimento regional II4.4.Política de concorrência II4.5.Estratégias II5.Coordenação das políticas macroeconómicas II5.1.O enquadramento das políticas de gestão da procura agregada, PEC e política monetária; II5.2.Alterações da política monetária e orçamentaL na sequência da crise financeira; II6. Novos Desenvolvimentos II6.1.União Bancária e Mercados de Capitais II6.2.Impacto da Pandemia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos expressa-se da seguinte forma: O OA1 está refletido nos CPI porque estuda o comportamento dos ciclos económicos em Portugal. O OA2 está refletido nos CPI2 porque estes pontos apresentam evolução estrutural em Portugal. O OA3 está refletido no CPI3 porque descreve episódios marcantes O OA4 está refletido no CPII1, 2, 3, que descrevem as teorias, o processo de integração e as instituições da UE. O OA5 está refletido no CPII4 que estuda as políticas da UE. o OA6 está refletido no CPI2 e 2 que estuda aspetos estruturais da economia portuguesa. O OA7 está refletido no CPII1, 3 e 5 que estudam as políticas macroeconómicas da UE. o OA8 está refletido no CPII.5 e 6 que avaliam a evolução das políticas macroeconómicas e de novos desenvolvimentos na UE.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre inclui: 1. Teste intermédio (TI) - 1ª parte do programa 2. Teste final (TF) - 2ª parte do programa A nota final (NF) = 0,4*TI+0,6*TF São excluídos da avaliação ao longo do semestre os alunos que em qualquer dos momentos de avaliação tiverem nota <7,5. Os alunos deverão registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estarem considerados para avaliação ao longo do semestre. Os alunos que não se encontram em avaliação ao longo do semestre sujeitam-se a exame final, que valerá 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas consistem em exposições pelo docente com apresentação de gráficos e quadros, procurando suscitar o interesse dos alunos. Antecipadamente a cada aula são fornecidos slides e bibliografia para autoestudo. Existe atendimento a alunos que tenham interesse em discutir com os docentes questões relacionadas com o programa. Adicionalmente, encoraja-se o contacto frequente por e-mail ao docente, estimulando os alunos a elaborarem de modo mais sistemático dúvidas que desejem esclarecer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas, baseadas em exposições dos docentes são complementadas pelo auto estudo dos alunos visando garantir que estes atingem todos os objetivos de aprendizagem. A natureza concreta dos temas abordados está relacionada com debates atuais na sociedade portuguesa e na União Europeia. Esta natureza encoraja a participação ativa dos alunos nas aulas facilitando o processo de aprendizagem.

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, respondendo a questões lançadas nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Banco de Portugal (2009), A Economia Portuguesa no Contexto da Integração Económica, Financeira e Monetária, Dezembro de 2009. - De Grauwe, P. (2022), Economics of Monetary Union, 14th Edition, Oxford University Press. - Silva Lopes, A. (2002), Economia Portuguesa desde 1960, 6ª edição, Novembro de 2002, Gradiva.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Artigos e textos diversos publicados, nomeadamente, pelo Banco de Portugal, BCE, Comissão Europeia, FMI (several papers published by Banco de Portugal, ECB, European Commission, IMF). - Barreto, António (2000), A Situação Social em Portugal, 1960-1995, Lisboa, ICS. - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1998), O impacto do Euro na Economia Portuguesa, Ministério das Finanças, Abril 1998. - Issing, O. & Others (2001), Monetary Policy in the Euro Área, Cambridge University Press. - Pinto, A. M. (2007), Economia Portuguesa Melhor é Possível, Almedina, Março de 2007.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23