Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de teoria económica, nomeadamente macroeconomia, economia internacional e economia monetária.
Objetivos Gerais / Objectives
A disciplina tem os seguintes objetivos gerais: 1. Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a evolução da economia portuguesa desde 1960; 2. Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o processo de integração europeu; 3. Estimular e desenvolver a análise económica dos alunos tendo como referência factos e eventos ocorridos na economia portuguesa e no processo de integração europeu.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No domínio do 1º objetivo geral, tendo como referência o período de 1960 a 2023, o aluno deverá poder: 1. Caracterizar o comportamento cíclico das principais variáveis macroeconómicas em Portugal e da evolução do produto e da inflação; 2. Identificar fases distintas do enquadramento institucional da economia Portuguesa; 3. Descrever episódios marcantes da evolução da economia portuguesa. No domínio do 2º objetivo geral: 4. Identificar etapas marcantes do processo de integração europeia; 5. Indicar aspetos fundamentais das principais políticas da União Europeia. No domínio do 3º objetivo geral: 6. Desenvolver capacidade analítica sobre aspetos estruturais da economia Portuguesa desde 1960; 7. Compreensão das necessidades e dificuldades de coordenação das políticas macroeconómicas no quadro da união monetária, bem como dos problemas emergentes no domínio institucional; 8. Avaliar as diferenças de comportamentos dos Estados Membros da UE.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I.Evolução da Economia Portuguesa desde 60 1.Ciclos económicos 1.1.Aspectos introdutórios 1.2.Factos estilizados 1.3.Sincronização com os parceiros económicos 2.Aspectos estruturais 2.1.Contabilidade do crescimento 2.2.Demografia 2.3.Estrutura sectorial 2.4.Emprego 2.5.Inflação,regimes cambiais 2.6.Finanças Públicas 2.7.Relações internacionais 2.8.Mercado habitacional 3.Políticas de estabilização II.Processo de integração europeia 1.Teorias de integração 2.Processo histórico 3.As principais instituições 4.Políticas económicas 4.1.Introdução 4.2.PAC 4.3.Política de coesão, desenvolvimento regional 4.4.Política de concorrência 4.5.Estratégias 5.Coordenação das políticas macroeconómicas 5.1.O enquadramento das políticas de gestão da procura agregada, o PEC e a política monetária; 5.2.Alterações da política monetária e orçamentais na sequência da crise financeira; 6. Novos Desenvolvimentos 6.1.União Bancária e de Mercados de Capitais 6.2.Impactos do Brexit e da Pandemia na UE
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos expressa-se da seguinte forma: Objetivos Programa 1 I.1., I.2. 2 I.2. 3 I.3. 4 II.2., II.3. 5 II.4. 6 I.2., I.3. 7 II.1., II.3, II.5 8 II.5, II.6
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua (AC): 1. Teste intermédio (TI) - 1ª parte do programa 2. Teste final (TF) - 2ª parte do programa A nota final (NF) = 0,4*TI+0,6*TF São excluídos da AC os alunos que em qualquer dos momentos de avaliação tiverem nota <7,5. Os alunos deverão registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estarem considerados em AC. Os alunos que não se encontram em AC sujeitam-se a exame final, que valerá 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas consistem em exposições pelo docente com apresentação de gráficos e quadros, procurando suscitar o interesse dos alunos. Antecipadamente a cada aula são fornecidos slides e bibliografia para autoestudo. Existe atendimento a alunos que tenham interesse em discutir com os docentes questões relacionadas com o programa. Adicionalmente, encoraja-se o contacto frequente por e-mail ao docente, estimulando os alunos a elaborarem de modo mais sistemático dúvidas que desejem esclarecer.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas, baseadas em exposições dos docentes são complementadas pelo auto estudo dos alunos visando garantir que estes atingem todos os objetivos de aprendizagem. A natureza concreta dos temas abordados está relacionada com debates atuais na sociedade portuguesa e na União Europeia. Esta natureza encoraja a participação ativa dos alunos nas aulas facilitando o processo de aprendizagem.
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, respondendo a questões lançadas nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Silva Lopes, A Economia Portuguesa desde 1960, 6ª edição, Novembro de 2002, Gradiva. Banco de Portugal, A Economia Portuguesa no Contexto da Integração Económica, Financeira e Monetária, Dezembro de 2009. De Grauwe, P., Economics of Monetary Union, 14th Edition, 2022, Oxford University Press,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Artigos e textos diversos publicados, nomeadamente, pelo Banco de Portugal, BCE, Comissão Europeia, FMI (several papers published by Banco de Portugal, ECB, European Commission, IMF). Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, O impacto do Euro na Economia Portuguesa, Ministério das Finanças, Abril 1998. Barreto, António (2000), A Situação Social em Portugal, 1960-1995, Lisboa, ICS. Pinto, A. M. (2007), Economia Portuguesa Melhor é Possível, Almedina, Março de 2007. Issing, O. & others (2001), Monetary Policy in the Euro Área, Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16