Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing. Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e tacticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1- Compreender como o posicionamento afecta as opções de comunicação da marca 2- Desenvolver o briefing de comunicação 3- Desenvolver capacidade crítica acerca do processo de desenvolvimento criativo 4- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação: ferramentas e critérios de selecção 5- Explorar tópicos chave em comunicação. Alguns exemplos: endosso de celebridades, lealdade, social media e relações públicas; comunicação de mktg integrada.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 e 2 OA2 - Ponto do programa: 3 OA3 - Ponto do programa: 4
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. - Participação Individual- 10% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os alunos devem: -Preparação de casos práticos; -Sua discussão nas aulas; - Leitura prévia dos capítulos dos livros da bibliografia referentes ao tema da sessão Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser ativos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 4 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objectivos de aprendizagem (OA): OA2 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Percy, L. (2023) Strategic Integrated Marketing Communications. Routledge
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Egan, J. (2023), Marketing Communications, Sage Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16