Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9168
Acrónimo :
M9168
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing. Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e tacticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Compreender como o posicionamento afecta as opções de comunicação da marca 2- Desenvolver o briefing de comunicação 3- Desenvolver capacidade crítica acerca do processo de desenvolvimento criativo 4- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação: ferramentas e critérios de selecção 5- Explorar tópicos chave em comunicação. Alguns exemplos: endosso de celebridades, lealdade, social media e relações públicas; comunicação de mktg integrada.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 e 2 OA2 - Ponto do programa: 3 OA3 - Ponto do programa: 4

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. - Participação Individual- 10% Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos devem: -Preparação de casos práticos; -Sua discussão nas aulas; - Leitura prévia dos capítulos dos livros da bibliografia referentes ao tema da sessão Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser ativos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 4 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objectivos de aprendizagem (OA): OA2 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Percy, L. (2023) Strategic Integrated Marketing Communications. Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Egan, J. (2023), Marketing Communications, Sage Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16