Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende dotar os discentes das noções fundamentais sobre ordenamento e gestão de instalações desportivas e apetrechamento desportivo destinado à prática de actividades físicas e desportivas. Serão introduzidas as várias problemáticas através da apresentação das diversas tipologias de equipamentos e materiais desportivos, bem como dos princípios básicos a respeitar em termos das suas características e distribuição pelo território, numa lógica de planificação e gestão de espaços desportivos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
É incontornável a necessidade de criar condições estruturais e materiais para melhor fomentar, promover e oferecer serviços desportivos de qualidade e uma prática de actividades físicas em segurança. Pretende-se que o aluno no final do módulo saiba: OA1. Integrar os conhecimentos básicos de enquadramento dos espaços e instalações desportivas; OA2. Descrever as tiplologias e classificações das instalações desportivas; OA3. Analisar as diversas fases do ciclo de vida das instalações desportivas, bem como dominar as várias perspectivas e problemas levantados no planeamento, construção, gestão e manutenção das instalações desportivas; OA4. Identificar os modelos de gestão do apetrechamento desportivo e explicar as formas de optimização dos recursos materiais utilizados na prática desportiva.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Noções básicas sobre espaços e instalações desportivas. CP2. As tipologias e classificação de espaços e instalações desportivas. CP3. Indicadores para ordenamento de instalações desportivas artificiais. CP4. Metodologias de planeamento de instalações desportivas. CP5. Etapas de planeamento de instalações desportivas. CP6. Principais parâmetros de gestão das instalações desportivas. CP7. Conservação e manutenção de instalações desportivas. CP8. Gestão de apetrechamento desportivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da Unidade Curricular (UC) procura proporcionar aos alunos o domínio de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades e aquisição de competências, através da coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos propostos. Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP 1; OA2 - CP 2; OA3 - CP 3, 4, 5, 6, 7; OA4 - CP 8.
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, a atitude crítica e o rigor científico. Verificaremos a aquisição de conhecimentos por questionamento. A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permite uma maior proficiência na matéria, conforme orientações pedagógicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Procura-se incutir nos alunos uma atitude crítica e de rigor científico na análise dos assuntos e na formulação das conclusões e generalizações. Os conhecimentos transmitidos e que permitem aos alunos intervir na área das ciências do desporto, são reforçados pelo envio de diversos artigos científicos que permitem acrescentar conhecimento determinante numa futura intervenção profissional. Os alunos são apoiados na pesquisa bibliográfica e de bases de dados, em particular da b-on, especialmente focada em artigos publicados em revistas científicas com referee. A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Managing Sport Facilities-3rd Edition - 2015
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Farmer, P.; Mulrooney, A. & Ammon, R. (1996). Sport Facility Planning and Management. Fitness Information Technology inc. Morgantown, USA. Westerbeek, H., Smith, A., Turner, P., Emery, P., Green, C. & Leeuwen, L. (2005). Managing Sport Facilities and Major Events. Sydney: Allen & Unwin Allen & Unwin.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16