Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9259
Acrónimo :
M9259
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender âmbito da gestão de marcas e Identificar características das marcas líderes Compreender como articular a estratégia da empresa com a estratégia de marca, como criar e gerir marcas líderes, e fazer recomendações

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender o âmbito da Gestão de Marcas OA2 - Compreender a articulação da Estratégia da Empresa e da Marca OA3 - Saber analisar o mercado, gerir e potenciar a criatividade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução e história da gestão de marcas P2. As marcas hoje - definição e âmbito P3. A criação de marcas líderes: a) Set-up projecto b) Fase 1 - Compreensão c) Fase 2 - Estratégia e Ideia Central d) Fase 3 - Expressão Visual - Elementos básicos - Naming e arquitectura e) Fase 4 - Aplicações - Manuais e entrega - Retalho P4. Projecto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; Participação - 10% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese,pesquisa, crítica,comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise de casos. 3.Activas, com realização de projecto de empresa 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O trabalho final permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wally Olins, "Brand New: The Shape of Brands to Come", Thames & Hudson, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolff Olins - The Design Council, "The New Guide to Identity", Gower, 1996 Wally Olins, "The Brand Handbook", Thames & Hudson, 2008

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16