Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9282
Acrónimo :
M9282
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual compreender os conceitos relacionados com a liderança comercial e que no plano das práticas, sejam capazes de utilizar esses conceitos de forma adequada em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Distinguir e integrar os papéis de liderança e de gestão no contexto da mudança de paradigma; 2. Caracterizar a evolução das teorias da liderança

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Liderança e Gestão: contexto, diferenças e complementaridades II. Evolução da Teoria da Liderança III. Novas Abordagens da Liderança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto I do programa OA2 - Ponto II e III do programa

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


o aluno deverá adquirir, desenvolver competências de análise,síntese, crítica,comunicação escrita e oral em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 3.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivos de aprendizagem (0A) Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Não Existem

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Ribeiro, Mª. G. e Rego, A. (2013) Liderança para a Sustentabilidade. Actual Editora - Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2013). Liderança Positiva. Edições Silabo - Lopes, Albino (2012). Fundamentos das Gestão de Pessoas. Edições Silabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Rego, Arménio e Pina e Cunha, Miguel (2004) (2ªed.). A Essência da Liderança: Mudança, Resultados e Integridade. Lisboa: Editora RH. - Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2004). Liderar. Lisboa: Publicações Dom Quixote. - Moreira. P. (2006). Gestão de Pessoas - Tendências, Qualificações e Formação. Lisboa: IQF. - Moreira. P. (2007). Liderança e Cultura de Rede em Portugal - Casos de Sucesso. Lisboa: Livros Horizonte. - Kotter, J. P. (1998). The Leadership Factor. New York: Free Press. - Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16