Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9290
Acrónimo :
M9290
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para elaborarem um plano de Marketing Desportivo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Conhecer os principais conceitos do Marketing Desportivo; B. Desenvolver uma estratégia e um plano de Marketing para organizações com enfoque no Desporto (prestadores de serviços desportivos e patrocinadores).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Quadro Conceptual do Marketing Desportivo 2. Comportamento do consumidor: a) Participantes como consumidores; b) Espectadores como consumidores 3. Marca, missão e valores 4. Segmentação e posicionamento 5. Marketing Mix 6. Caso Real Madrid 7. As decisões de patrocínios 8. Caso "Turquel" 9. Implementação e controle do plano de marketing

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3),4), 5), 6) e 7) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 8) e 9)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de casos práticos; 2. Elaboração de trabalhos teórico/práticos; 3. Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1) e 3) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 2)

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dionísio Pedro (coord.) Casos de Sucesso em Marketing Desportivo, Livros d'Hoje, Lisboa,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SHANK, Matthew, Sports Marketing, Pearson, Prentice Hall, Nova Jersey, 2005 Casos e artigos entregues aos alunos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16