Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver a compreensão do papel do Marketing Research nas empresas e suas estratégias de marketing Desenvolver uma abordagem aplicada das técnicas e instrumentos mais relevantes, permitindo a compreensão das funções, a assimilação de conceitos e metodologias próprias
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing; Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing; Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado; Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Definição de Marketing Research 2.Importância do Marketing Research para as organizações 3.Áreas de aplicação do Marketing Research 4.Principais tipologias de estudos de mercado 5.Competências e entidades envolvidas no processo de estudos de mercado 6.O processo de pesquisa em Marketing:- Problemas de Gestão e Problemas de pesquisa em Marketing- Definição e estruturação de um research design - Técnicas de amostragem e situações de utilização e extrapolação de dados - Briefing: componentes e best pratices na sua construção 7.Desenvolvimento de research design e processo de recolha de informação: - Dados primários vs. Dados secundários - Fontes de dados secundários - Técnicas qualitativas. - Técnicas quantitativas (questionários e observações) 8.A proposta de Estudos de Mercado - 9.Operacionalização de estudos de mercado - 10.Fontes de erro nos Estudos de Mercado e cuidados a ter 11.Novas tendências em Estudos de Mercado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -; Objetivos 1,2,3,11 Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing -; Objetivo 6 Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado -; Objetivo 7 Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa -; Objetivos 4,5,8 Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado -; Objetivos 8,9,10
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: - Trabalho de Grupo (30%) - Teste final (70%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino visa exposição oral, projeção de slides com learn-by-doing,e trabalho de grupo. -Elaboração trabalhos teórico/práticos. Os grupos devem ter entre 3/5 elementos.O trabalho de grupo visa integração de todos os conteúdos aprendidos,elaboração de um brief, condução de uma situação de pesquisa real com o correspondente desenvol. dos instrumentos a utilizar.Na aval. dos trabalhos importa a capacidade de formulação e adequadas propostas de resolução de problemas de Marketing.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final. Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado - Exposição da matéria, exemplificações, case studies,seguidos de discussão conceptual.
Observações / Observations
Os alunos deverão estar preparados para a resolução de alguns mini-casos na aula (30m a 1 hora)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Malhotra, N.; Marketing Research: An Applied Orientation; 5th edition; Pearson/Prentice Hall; New Jersey; 2007 Pessôa Lopes, José L.; Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e Prática; Edições Sílabo; Lisboa; 2007 Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012 Lindon, D. et al; Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing - 10ª edição; Dom Quixote; Lisboa; 2004 Hill, M. e Hill, A.; Investigação por questionário - 2ª edição; Edições Sílabo; Lisboa; 2008 Aaker, D. et al; Marketing Research; Wiley Books; Danvers; 2006
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16