Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9295
Acrónimo :
M9295
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver a compreensão do papel do Marketing Research nas empresas e suas estratégias de marketing Desenvolver uma abordagem aplicada das técnicas e instrumentos mais relevantes, permitindo a compreensão das funções, a assimilação de conceitos e metodologias próprias

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing; Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing; Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado; Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Definição de Marketing Research 2.Importância do Marketing Research para as organizações 3.Áreas de aplicação do Marketing Research 4.Principais tipologias de estudos de mercado 5.Competências e entidades envolvidas no processo de estudos de mercado 6.O processo de pesquisa em Marketing:- Problemas de Gestão e Problemas de pesquisa em Marketing- Definição e estruturação de um research design - Técnicas de amostragem e situações de utilização e extrapolação de dados - Briefing: componentes e best pratices na sua construção 7.Desenvolvimento de research design e processo de recolha de informação: - Dados primários vs. Dados secundários - Fontes de dados secundários - Técnicas qualitativas. - Técnicas quantitativas (questionários e observações) 8.A proposta de Estudos de Mercado - 9.Operacionalização de estudos de mercado - 10.Fontes de erro nos Estudos de Mercado e cuidados a ter 11.Novas tendências em Estudos de Mercado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -; Objetivos 1,2,3,11 Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing -; Objetivo 6 Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado -; Objetivo 7 Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa -; Objetivos 4,5,8 Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado -; Objetivos 8,9,10

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: - Trabalho de Grupo (30%) - Teste final (70%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino visa exposição oral, projeção de slides com learn-by-doing,e trabalho de grupo. -Elaboração trabalhos teórico/práticos. Os grupos devem ter entre 3/5 elementos.O trabalho de grupo visa integração de todos os conteúdos aprendidos,elaboração de um brief, condução de uma situação de pesquisa real com o correspondente desenvol. dos instrumentos a utilizar.Na aval. dos trabalhos importa a capacidade de formulação e adequadas propostas de resolução de problemas de Marketing.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final. Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa - Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho de grupo. Teste final Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado - Exposição da matéria, exemplificações, case studies,seguidos de discussão conceptual.

Observações / Observations


Os alunos deverão estar preparados para a resolução de alguns mini-casos na aula (30m a 1 hora)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Malhotra, N.; Marketing Research: An Applied Orientation; 5th edition; Pearson/Prentice Hall; New Jersey; 2007 Pessôa Lopes, José L.; Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e Prática; Edições Sílabo; Lisboa; 2007 Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012 Lindon, D. et al; Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing - 10ª edição; Dom Quixote; Lisboa; 2004 Hill, M. e Hill, A.; Investigação por questionário - 2ª edição; Edições Sílabo; Lisboa; 2008 Aaker, D. et al; Marketing Research; Wiley Books; Danvers; 2006

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16