Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9307
Acrónimo :
M9307
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo principal da unidade curricular é que os participantes sejam capazes de negociar melhor em contextos de cariz comercial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os conceitos de negociação no contexto inter-organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos comerciais; 3. Identificar e utilizar táticas negociais 4. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Negociação: principais questões e conceitos; 2. Elementos chave da negociação comercial 3. Abordagens estratégicas à Negociação: win-win, win-lose e lose-lose 4. Preparação; 5. Processo negocial 6. Táticas de Negociação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 OA2 - Pontos do programa: 2 OA3 - Pontos do programa: 6 OA4 - Todos

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo - 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos participantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2. a OA4. 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo OA2 a OA4 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Todos

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Materiais das aulas - "Todos podemos negociar bem!", Pedro Fontes Falcão, 2017, 2ªed., Topbooks

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-"In Business as in Life - You Don't Get What You Deserve, You Get What You Negotiate", Chester Karass, 2013, Stanford St. Press -"The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition", Leigh L. Thompson, 2014, Pearson - "Negotiation", Lewicki, Saunders & Barry, 2014, McGraw-Hill - "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Ury, 2015, Harper One

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16