Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9314
Acrónimo :
M9314
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


1.Expor os alunos a uma miríade de novos paradigmas, conceitos, técnicas e ferramentas que estão constantemente a emergir deste ambiente turbulento. 2.Para provocar e esticar a mente face às premissas atuais de marketing, envolvendo os alunos em discussões analíticas e previsões conduzidas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Os alunos que estudarem este assunto estarão a ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em marketing, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los de seus pares. OA2. O processo de aprendizagem proporcionada por este curso dará aos alunos uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Marketing costumava ser simples ..... Agora o mundo mudou P2. Novos Paradigmas de Consumo - o Novo Normal P3. Novas Tendências em Marca, Vendas, Lojas, Preço, Estratégia, Online, Comunicação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3 OA2 - P1, P2, P3

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;- Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores.Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos alunos é pedida a sua participação na: - Pesquisa de exemplos; - Elaboração de trabalhos teórico/práticos; - Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 4 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino- aprendizagem (MEA) / Objectivo de Aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência / OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo / OA1 e OA2 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo / OA1 e OA2 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas / OA1 e OA2

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Moutinho, L., Dionísio P., Rodrigues V., Pereira H., (2012), Marketing Trends, antecipar o futuro para inspirar o presente, Lisboa, bnomics

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moutinho, L., Bigné E., Manrai A., (editors) (2014), The Routledge Companion to the Future of Marketing, New York, Routledge Lindstrom, Martin (2010), Buyology: Truth and Lies about why we buy, Crown Business

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16