Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
- Identificar e compreender o funcionamento dos Órgãos de Comunicação Social, para os poder utilizar com sucesso, em contexto pessoal e empresarial
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Perceber a importância dos Media OA2. Conhecer os principais grupos de Media OA3. Saber como funcionam os Media em Portugal OA4. A Importância das Fontes Organizadas de Informação na gestão da Informação OA5. Aprender a fazer um Plano de Relação com os Media OA6. Aprender a fazer um Plano de Gestão de Crise
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A Importância da Comunicação Social CP2. Tipos de Media e sua caracterização CP3. As Fontes Organizadas de Informação CP4. Conhecer e Lidar com os Media CP5. A Gestão e a Comunicação de Crise
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA 1 - CP 1, 2 OA 2 - CP 1, 2 OA 3 - CP 1, 2, 4 OA 4 - CP 3 OA 5 - CP 2, 5 AO 6 - CP 2, 5
Avaliação / Assessment
- Avaliação Individual - Teste - 80% - Avaliação contínua - 20% O aluno que tenha obtido menos de 10 valores na avaliação individual está reprovado.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A articulação dos diferentes temas e métodos de aprendizagem (debate de ideias, apresentação de casos práticos e exemplos do domínio público) permitem ao aluno um conhecimento e domínio de variáveis fundamentais para utilização no dia a dia, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada ajudará os alunos a conhecer a realidade da comunicação social em Portugal. A análise de exemplos reais e públicos permitirão a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, LINDON, DENIS, LENDREVIE, JACQUES( 2013)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Portugal Hoje, O Medo de Existir - José Gil - 1984 - George Orwell - O Triunfo dos Porcos - George Orwell - Liderança. As lições de Mourinho, Editor: Booknomics - Ongoing Crisis Communication, Autor: W. T. Coombs, Editor: Sage, London 1999 - Casos de Sucesso em Marketing Desportivo - Publicitor - b-Mercator - Mercator XXI
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16