Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9343
Acrónimo :
M9343
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


- Identificar e compreender o funcionamento dos Órgãos de Comunicação Social, para os poder utilizar com sucesso, em contexto pessoal e empresarial

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Perceber a importância dos Media OA2. Conhecer os principais grupos de Media OA3. Saber como funcionam os Media em Portugal OA4. A Importância das Fontes Organizadas de Informação na gestão da Informação OA5. Aprender a fazer um Plano de Relação com os Media OA6. Aprender a fazer um Plano de Gestão de Crise

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A Importância da Comunicação Social CP2. Tipos de Media e sua caracterização CP3. As Fontes Organizadas de Informação CP4. Conhecer e Lidar com os Media CP5. A Gestão e a Comunicação de Crise

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA 1 - CP 1, 2 OA 2 - CP 1, 2 OA 3 - CP 1, 2, 4 OA 4 - CP 3 OA 5 - CP 2, 5 AO 6 - CP 2, 5

Avaliação / Assessment


- Avaliação Individual - Teste - 80% - Avaliação contínua - 20% O aluno que tenha obtido menos de 10 valores na avaliação individual está reprovado.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A articulação dos diferentes temas e métodos de aprendizagem (debate de ideias, apresentação de casos práticos e exemplos do domínio público) permitem ao aluno um conhecimento e domínio de variáveis fundamentais para utilização no dia a dia, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada ajudará os alunos a conhecer a realidade da comunicação social em Portugal. A análise de exemplos reais e públicos permitirão a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, LINDON, DENIS, LENDREVIE, JACQUES( 2013)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Portugal Hoje, O Medo de Existir - José Gil - 1984 - George Orwell - O Triunfo dos Porcos - George Orwell - Liderança. As lições de Mourinho, Editor: Booknomics - Ongoing Crisis Communication, Autor: W. T. Coombs, Editor: Sage, London 1999 - Casos de Sucesso em Marketing Desportivo - Publicitor - b-Mercator - Mercator XXI

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16