Programa

Mestrado em Políticas Públicas

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais

Mestrado em Migrações Internacionais

Mestrado em Serviço Social

Mestrado em Ciência Política

Mestrado em Estudos Urbanos

Mestrado em Família e Sociedade

Mestrado em Sociologia

Mestrado em Educação e Sociedade

Mestrado em Sociologia e Planeamento

Mestrado em Estudos Africanos

Mestrado em Estudos Sociais da Ciência

Mestrado em Administração Escolar

Programa

1. Modelos de moderação e de mediação 1.1. Distinção entre variáveis moderadoras e mediadoras 1.2. Efeito de moderação (efeito de interacção) 1.3. Variáveis quantitativas ou variáveis categorizadas: opções de teste 2. Modelizar efeito de moderação via ANOVA 2.1. Pressuposto 2.2. Leitura gráfica 2.3. Testes a posteriori 2.4. Intensidade do efeito 3. Modelizar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.1. Pressupostos 3.2. Testar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.2.1. Moderadora quantitativa 3.2.2. Moderadora categorizada (variáveis dummy) 3.3. Leitura gráfica do efeito de moderação 3.4. Intensidade do efeito 4.Modelizar com efeito de mediação 4.1. Testar mediação e mediação moderada 4.2. Etapas para testar um modelo de mediação 4.3. Mediação parcial e mediação total 4.4. Teste ao efeito indirecto: teste de Sobel 5.Reportar resultados em relatório/artigo e aplicações com SPSS