Programa
Mestrado em Políticas Públicas
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Mestrado em Migrações Internacionais
Mestrado em Serviço Social
Mestrado em Ciência Política
Mestrado em Estudos Urbanos
Mestrado em Família e Sociedade
Mestrado em Sociologia
Mestrado em Educação e Sociedade
Mestrado em Sociologia e Planeamento
Mestrado em Estudos Africanos
Mestrado em Estudos Sociais da Ciência
Mestrado em Administração Escolar
Programa
1. Modelos de moderação e de mediação 1.1. Distinção entre variáveis moderadoras e mediadoras 1.2. Efeito de moderação (efeito de interacção) 1.3. Variáveis quantitativas ou variáveis categorizadas: opções de teste 2. Modelizar efeito de moderação via ANOVA 2.1. Pressuposto 2.2. Leitura gráfica 2.3. Testes a posteriori 2.4. Intensidade do efeito 3. Modelizar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.1. Pressupostos 3.2. Testar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.2.1. Moderadora quantitativa 3.2.2. Moderadora categorizada (variáveis dummy) 3.3. Leitura gráfica do efeito de moderação 3.4. Intensidade do efeito 4.Modelizar com efeito de mediação 4.1. Testar mediação e mediação moderada 4.2. Etapas para testar um modelo de mediação 4.3. Mediação parcial e mediação total 4.4. Teste ao efeito indirecto: teste de Sobel 5.Reportar resultados em relatório/artigo e aplicações com SPSS