Programa

Mestrado em Psicologia Social e das Organizações

Programa

1. Modelos de moderação e de mediação 1.1. Distinção entre variáveis moderadoras e mediadoras 1.2. Efeito de moderação (efeito de interacção) 1.3. Variáveis quantitativas ou variáveis categorizadas: opções de teste 2. Modelizar efeito de moderação via ANOVA 2.1. Pressuposto 2.2. Leitura gráfica 2.3. Testes a posteriori 2.4. Intensidade do efeito 3. Modelizar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.1. Pressupostos 3.2. Testar efeito de moderação via Regressão Múltipla 3.2.1. Moderadora quantitativa 3.2.2. Moderadora categorizada (variáveis dummy) 3.3. Leitura gráfica do efeito de moderação 3.4. Intensidade do efeito 4.Modelizar com efeito de mediação 4.1. Testar mediação e mediação moderada 4.2. Etapas para testar um modelo de mediação 4.3. Mediação parcial e mediação total 4.4. Teste ao efeito indirecto: teste de Sobel 5.Reportar resultados em relatório/artigo e aplicações com SPSS