Sumários
Análise em Componentes Principais: requisitos da matriz de input
20 Março 2024, 19:30 • Helena Carvalho
Requisitos para realizar uma ACP:
1. Número mínimo
de casos por cada item (ou variável)
2. Teste de
Bartlett
o Hipótese nula
a ser testada
o Significado de
matriz de correlações ser uma matriz identidade
o Especificação
das hipóteses estatísticas (H0 e Ha ou H1)
o Critério de
rejeição da H0
o Tomada a decisão relativamente à H0 (referência ao erro de 5%)
3. MSA overall e MSA para cada variável de input
o guidelines
para leitura do KMO.
Redução de multidimensionalidade
20 Março 2024, 18:00 • Helena Carvalho
Apresentação de uma aplicação que ilustrará a redução
da multidimensionalidade:
- Identificação
das dimensões e dos itens
- Lógica da
redução
- Implementação
de um método de análise multivariada que permite identificar grupos de
itens mais correlacionados e daí partir para a medição da consistência da
medida.
Discussão sobre as características que as variáveis
escolhidas nas bases de dados devem possuir a fim de permitirem ser alvo de
redução.
Conceitos, dimensões. Racional da redução de dimensionalidade
13 Março 2024, 19:30 • Helena Carvalho
Partindo de de dois questionários, os estudantes foram desafiados a pensar em estratégias analíticas que visam definir um modelo de dependência:
- Distinção entre variáveis independentes e variáveis dependentes
- Explicação que se parte da multidimensionalidade do conceito para, no final, se definirem uma ou várias variáveis compósitas
- Vantagens da redução da multidimensionalidade.
Classificação de variáveis
13 Março 2024, 18:00 • Helena Carvalho
Apresentação de um conjunto de variáveis e respectiva classificação.
- as variáveis numéricas não são necessariamente quantitativas
- existem variáveis ordinais - escalas mais longas - que pode admitir-se serem tratadas como quantitativas
- há certas variáveis quantitativas que são analisadas como ordinais.
Apresentação da UC
6 Março 2024, 19:30 • Helena Carvalho
Apresentação da Unidade Curricular:
1. Apresentação
dos principais pontos do programa
2. Explicação da
tipologia das aulas
3. Apresentação
do sistema de avaliação.