Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03690
Acrónimo :
MADF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Descobrir o que pode ser feito para proteger a organização contra fraudes. Saber quais as responsabilidades de gestão para a prevenção de fraudes e de controlos internos eficazes para ajudar neste esforço. Este curso proporciona técnicas avançadas de suporte à gestão do risco de fraude que potenciam a redução do custo da fraude para todos os tipos de entidades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1.Saber definir fraude e reconhecer as diferenças entre prevenção e deteção de fraude; OA2. Reconhecer os tipos de dados e as ferramentas disponíveis para deteção de fraude; OA3. Aplicar técnicas avançadas de análise de dados para identificar indícios de fraude e reconhecer anomalias e sinais de alarme de fraude.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceito e tipos de fraude; CP2. Técnicas analíticas de prediçaode fraude; CP3. Aplicações práticas predição de fraude com uso de software analítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1,2 CP2 -> OA 2,3 CP3 -> OA 1,2,3

Avaliação / Assessment


Exame com ponderação de 100% nota final:1ª e 2ª épocas Nota mínima é de 9,5 valores para aprovação no curso

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise de artigos científicos. ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e interpretação, assim como de comunicação escrita e oral. Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e interpretação, assim como de comunicação escrita e oral. As principais ligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são apresentados de seguida: ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> OA 1, 2, 3 ME3 -> OA 1, 2, 3 ME4 -> OA 2, 3 ME5 -> OA 1, 2, 3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gee, Sunder (2015). Fraud and fraud detection: a data analytics approach, Wiley corporate F&A series. Baesens, Bart, Van Vlasselaer, Veronique & Verbeke, Wouter (2015). Fraud Analytics Using Descriptive, Predictive, and Social Network Techniques, John Wiley & Sons, Inc. ACFE (2018), Report to the Nations on Occupational Fraud and Abuse.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Westphal, C. (2009). Data Mining for Intelligence, Fraud & Criminal Detection: Advanced Analytics & Information Sharing Stamler, Rodney T.; Marschdorf, Hans J.; & Possamai, Mario (2014). Fraud Prevention and Detection of Warning Signs and the Red Flag System. CRC Press. Coderre, D. (2009). Computer-Aided Fraud Prevention and Detection: A Step by Step Guide. John Wiley & Sons. Nigrini, M. J. (2015). Fraud Risk Assessments of Forensic Units. Forensic Analytics: Methods and Techniques for Forensic Accounting Investigations.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16