Métodos de Ensino e Avaliações
Pretende-se nesta cadeira uma relação muito estreita com a prática de investigação. Por isso, a par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos com o objectivo de acompanhar o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promover a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Ao longo do semestre serão pedidos aos alunos diversos trabalhos de diferente dimensão, incluindo um estudo empírico completo, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias de estudo. | Os alunos podem frequentar esta disciplina em regime de avaliação contínua ou de exame final. Para obterem aproveitamento em regime de avaliação contínua deverão: Apresentar o conjunto de trabalhos requerido nesta Unidade Curricular (uma investigação realizada em grupo e apresentada sob a forma de poster e um pequeno artigo científico de síntese de pesquisa realizado individualmente). - Estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (os alunos poderão faltar no maximo a 2 aulas Teórico-Práticas) e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais. Em regime de avaliação contínua, os alunos estarão sujeitos a 2 formas de avaliação: - um trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado sob o formato de poster (50%); - um trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado sob o formato de pequeno artigo científico (short research note) (50%) Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos em avaliação contínua, ou que reprovem neste mesma avaliação, poderão recorrer ao regime de avaliação por exame final No regime de avaliação por exame final, os alunos deverão: • Apresentar individualmente o mesmo tipo de trabalhos que os alunos em avaliação continua elaboram ao longo do semestre, estando dispensados de comparecer às aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais. Neste caso, os alunos que decidam inscrever-se neste tipo de avaliação acordarão com os docentes da cadeira até um máximo de 3 momentos de orientação tutorial (i.e., 3 sessões de atendimento) ao longo do semestre. A investigação realizada deve ser também apresentada com defesa oral em data e hora a combinar. • Aos alunos que reprovem na avaliação contínua será conservada a melhor nota dos trabalhos realizados durante o semestre e será pedido que elaborem uma nova versão dos trabalhos (a entregar até à data de avaliação da 2ª época), com defesa oral em data e hora a combinar. • Aos alunos em regime de avaliação por exame final que reprovem em primeira época será pedido que elaborem uma nova versão dos trabalhos (a entregar até à data de avaliação da 2ª época), com defesa oral em data e hora a combinar.