Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04081
Acrónimo :
MAPO
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos aplicações de métodos analíticos que irão contribuir para o aumento da eficiência e eficácia na área da Produção e Operações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar oportunidades de extrair valor de informação através de dados OA2. Desenvolver "a-vontade" com práticas e ferramentas de gestão de produção e operações OA3. Desenvolver a capacidade de ligar conceitos e teorias a problemas de negócios

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Decisões Estratégicas, Tácticas e Operacionais na área da Produção e Operações CP2. Desenho e Planeamento da Redes CP3. Planeamento da Produção CP4. Planeamento do Transporte e Distribuição CP5. Planeamento da Capacidade e Serviços CP6. Avaliação de desempenho e analise de risco

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1, 2, 3 CP2 -> OA 2, 3 CP3 -> OA 1, 2, 3 CP4 -> OA 1, 2, 3 CP5 -> OA 1, 2, 3 CP6 -> OA 1, 2, 3

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. ME3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1: OA1 + OA2 + OA3 ME2: OA1 + OA2 + OA3 ME3: OA1 + OA2 + OA3 ME4: OA1 + OA2 ME5: OA1 + OA2 + OA3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis - A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Slack, N., Chambers, S., Johnston, R., Betts, A. (2009) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 2nd Edition, Pearson. Simchi-Levy, D., Kaminsky, P. and Simchi-Levy, E. (2008). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. McGraw-Hill International Editions. Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA. Hillier, F., & Lieberman, G. (2015). Introduction to operations research. 7th Edition, McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16