Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04081
Acrónimo :
MAPO
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos aplicações de métodos analíticos que irão contribuir para o aumento da eficiência e eficácia na área da Produção e Operações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar oportunidades de extrair valor de informação através de dados OA2. Desenvolver "a-vontade" com práticas e ferramentas de gestão de produção e operações OA3. Desenvolver a capacidade de ligar conceitos e teorias a problemas de negócios

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Decisões Estratégicas, Tácticas e Operacionais na área da Produção e Operações CP2. Desenho e Planeamento da Redes CP3. Planeamento da Produção CP4. Planeamento do Transporte e Distribuição CP5. Planeamento da Capacidade e Serviços CP6. Avaliação de desempenho e analise de risco

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1, 2, 3 CP2 -> OA 2, 3 CP3 -> OA 1, 2, 3 CP4 -> OA 1, 2, 3 CP5 -> OA 1, 2, 3 CP6 -> OA 1, 2, 3

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. ME3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1: OA1 + OA2 + OA3 ME2: OA1 + OA2 + OA3 ME3: OA1 + OA2 + OA3 ME4: OA1 + OA2 ME5: OA1 + OA2 + OA3

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis - A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Slack, N., Chambers, S., Johnston, R., Betts, A. (2009) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 2nd Edition, Pearson. Simchi-Levy, D., Kaminsky, P. and Simchi-Levy, E. (2008). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. McGraw-Hill International Editions. Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA. Hillier, F., & Lieberman, G. (2015). Introduction to operations research. 7th Edition, McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16