Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos alunos aplicações de métodos analíticos que irão contribuir para o aumento da eficiência e eficácia na área da Produção e Operações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar oportunidades de extrair valor de informação através de dados OA2. Desenvolver "a-vontade" com práticas e ferramentas de gestão de produção e operações OA3. Desenvolver a capacidade de ligar conceitos e teorias a problemas de negócios
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Decisões Estratégicas, Tácticas e Operacionais na área da Produção e Operações CP2. Desenho e Planeamento da Redes CP3. Planeamento da Produção CP4. Planeamento do Transporte e Distribuição CP5. Planeamento da Capacidade e Serviços CP6. Avaliação de desempenho e analise de risco
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1, 2, 3 CP2 -> OA 2, 3 CP3 -> OA 1, 2, 3 CP4 -> OA 1, 2, 3 CP5 -> OA 1, 2, 3 CP6 -> OA 1, 2, 3
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. ME3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1: OA1 + OA2 + OA3 ME2: OA1 + OA2 + OA3 ME3: OA1 + OA2 + OA3 ME4: OA1 + OA2 ME5: OA1 + OA2 + OA3
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ragsdale, C. (2015). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis - A practical introduction to business analytics. 7th Edition, Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Slack, N., Chambers, S., Johnston, R., Betts, A. (2009) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 2nd Edition, Pearson. Simchi-Levy, D., Kaminsky, P. and Simchi-Levy, E. (2008). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. McGraw-Hill International Editions. Chopra, S., & Meindl, P.(2007). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 3rd edition, Pearson Education, Inc., USA. Hillier, F., & Lieberman, G. (2015). Introduction to operations research. 7th Edition, McGraw-Hill.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16