Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Estudo das principais teorizações sociológicas de modernidade e das relações destas com a categoria de desenvolvimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorizações da modernidade, da sociologia clássica à sociologia contemporânea. b) Desenvolvimento de competências básicas de discussão comparada daquelas teorizações. c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados daquelas teorizações no estudo do desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: modernidade, mudança e desenvolvimento I. A modernidade na sociologia clássica 2. Modernidade como diferenciação 3. Modernidade como mercadorização 4. Modernidade como racionalização II. Continuidades e reformulações 5. Modernização e modernidade 6. Dimensões da modernidade 7. Modernidades múltiplas III. Para além da modernidade? 8. A era pós-industrial 9. A era da informação 10. A era pós-moderna
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As três partes do programa correspondem aos três momentos fundamentais de teorização da modernidade. Em cada parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e enunciados explicativos constitutivos daquelas teorizações em diferentes autores e correntes sociológicas.
Avaliação / Assessment
O momento essencial da avaliação é a elaboração, por cada aluno, de um ensaio individual: a) o tema do ensaio é escolhido por cada aluno e aprovado pelo docente, sendo incluída nos materiais de apoio da unidade curricular uma lista de sugestões; b) o tratamento do tema deverá permitir a comparação entre conceptualizações alternativas sobre a modernidade, bem como a aplicação dos resultados dessa comparação ao estudo do desenvolvimento; c) a dimensão máxima do ensaio é de 16.000 caracteres, incluindo espaços, mas não capa, índice e referências bibliográficas. A informação sobre a participação dos alunos nas aulas pode ser usada pelo docente para majorar a classificação final num máximo de dois valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem: a) está centrado no estudo autónomo, pelo aluno, da bibliografia básica da unidade curricular guiado pelo respetivo programa; b) inclui, como tempo de orientação e apoio a esse estudo autónomo pelo aluno, a frequência de dez aulas teóricas da responsabilidade do docente, com sumários e materiais de apoio divulgados no início do período letivo; c) culmina na utilização, pelo aluno, dos conhecimentos e competências assim adquiridos ou desenvolvidos na elaboração do ensaio final previsto no processo de avaliação da unidade curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Classical Social Theory and Modern Society: Marx, Durkheim, Weber
The System of Modern Societies
The Consequences of Modernity
“Multiple modernities”
The Rise of the Network Society, vol. 1 de The Information Age: Economy, Society and Culture
The Coming of Post-Industrial Society: A Venture in Social Forecasting
Liquid Modernity
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-10