Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Noções básicas de marketing
Objetivos Gerais / Objectives
Ao final do curso, os estudantes estarão aptos a compreender de forma crítica o impacto do digital sobre o marketing mix. Ênfase será atribuída ao impacto sobre canais de distribuição e comunicação. Para além disto, os alunos estarão aptos a desenvolver um plano digital de comunicação, que ligue a estratégia da marca aos instrumentos de monitorização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender o efeito do digital na transformação do marketing mix. OA2. Praticar os princípios de um plano de marketing digital aplicado à comunicação da marca. OA3. Compreender as best practices na área OA4. Compreender as principais métricas e KPIs
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Remix digital: efeito sobre produto e precificação P2. Remix digital: efeito sobre canais de distribuição P3. Remix digital: efeito sobre comunicação da marca P4. Preparação de um plano de marketing digital ? Uso da ferramenta SOSTAC aplicada ao contexto digital.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1. P1, P2, P3 e P4 OA2. P3 e P4 OA3. P1, P2, P3 e P4 OA4. P4
Avaliação / Assessment
1) Avaliação contínua: trabalhos ou casos, individuais/grupo (45%), participação individual (5%) e teste escrito individual (50%). a) mín. 9,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Expositivo-participativo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Rigby, Darrell (2011). The Future of Shopping. Harvard Business Review. Dec. 65-76. -Holt, D. (2016). Branding in the age of social media. Harvard business review, 94(3), 13. -Edelman, D. C., & Singer, M. (2015). Competing on customer journeys. Harvard Business Review, 93(11), 88-100. -Barwise, P., & Meehan, S. (2010). The One Thing You Must Get Right When Building a Brand. Harvard Business Review, 88(12), 80-84. -Chaffey D., and Smith PR. (2017). Digital Marketing Excellence ? Planning,Optimizing and Integrating Online Marketing, Routledge, 5th. Edition.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16