Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03994
Acrónimo :
MDE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Noções básicas de marketing

Objetivos Gerais / Objectives


Ao final do curso, os estudantes estarão aptos a compreender de forma crítica o impacto do digital sobre o marketing mix. Ênfase será atribuída ao impacto sobre canais de distribuição e comunicação. Para além disto, os alunos estarão aptos a desenvolver um plano digital de comunicação, que ligue a estratégia da marca aos instrumentos de monitorização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender o efeito do digital na transformação do marketing mix. OA2. Praticar os princípios de um plano de marketing digital aplicado à comunicação da marca. OA3. Compreender as best practices na área OA4. Compreender as principais métricas e KPIs

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Remix digital: efeito sobre produto e precificação P2. Remix digital: efeito sobre canais de distribuição P3. Remix digital: efeito sobre comunicação da marca P4. Preparação de um plano de marketing digital ? Uso da ferramenta SOSTAC aplicada ao contexto digital.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1. P1, P2, P3 e P4 OA2. P3 e P4 OA3. P1, P2, P3 e P4 OA4. P4

Avaliação / Assessment


1) Avaliação contínua: trabalhos ou casos, individuais/grupo (45%), participação individual (5%) e teste escrito individual (50%). a) mín. 9,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; c) assiduidade mínima de 60% das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Expositivo-participativo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Rigby, Darrell (2011). The Future of Shopping. Harvard Business Review. Dec. 65-76. -Holt, D. (2016). Branding in the age of social media. Harvard business review, 94(3), 13. -Edelman, D. C., & Singer, M. (2015). Competing on customer journeys. Harvard Business Review, 93(11), 88-100. -Barwise, P., & Meehan, S. (2010). The One Thing You Must Get Right When Building a Brand. Harvard Business Review, 88(12), 80-84. -Chaffey D., and Smith PR. (2017). Digital Marketing Excellence ? Planning,Optimizing and Integrating Online Marketing, Routledge, 5th. Edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16