Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Técnicos superiores com intervenção nas migrações
Objetivos Gerais / Objectives
Estudo das migrações internacionais contemporâneas, dos quadros legais de regulação europeu e nacional e das políticas públicas de integração de migrantes, para reforçar as competências profissionais de técnicos superiores e dirigentes do setor.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
• Aquisição de conhecimentos sobre os principais conceitos e teorias no domínio dos estudos das migrações; • Aquisição de conhecimentos sobre as migrações internacionais no mundo contemporâneo, em geral, e sobre as migrações de refugiados, em particular; • Desenvolvimento de competências de utilização de indicadores estatísticos sobre os processos migratórios; • Aquisição de conhecimentos dos quadros legais de regulação dos fluxos migratórios, bem como dos desafios da sua aplicação; • Aquisição de conhecimentos sobre as políticas públicas de integração de migrantes, bem como dos desafios da sua concretização; • Desenvolvimento de competências de análise da complexidade do fenómeno migratório em Portugal; • Desenvolvimento de competências relacionais, de comunicação e de interação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1 - Migrações Internacionais. Mitos e factos Módulo 2 - Direito e Políticas Públicas da Imigração em Portugal Módulo 3 - Refugiados na UE e em Portugal Módulo 4 - Desafios do Acolhimento e da Integração Módulo 5 – Trabalho colaborativo acompanhado Quatro sessões de trabalho autónomo colaborativo, centrado na análise de casos concretos (diagnóstico e proposta de soluções) e referências de boas práticas de integração, através das metodologias de design thinking, workshops, trabalho de equipa e visitas de estudo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A parte I do programa centra-se nos principais conceitos e teorias no domínio da sociologia das migrações, bem como a sua operacionalização analítica em diferentes domínios. As partes II, III e III centram-se sobre, respectivamente, o direito e políticas públicas, os refugiados e os desafios de acolhiento e de integração.
Avaliação / Assessment
A avaliação inclui um trabalho de grupo, um trabalho individual e questionários, com integração das matérias dos diferentes módulos. Os temas dos trabalhos são escolhidos por cada grupo/aluno e aprovados pelos docentes/formadores, sendo incluídos nos materiais de apoio do curso listas de sugestões e orientações para a sua realização. Os questionários são diários e referem-se aos conteúdos lecionados. Os questionários correspondem a 10% da avaliação final e os trabalhos têm o mesmo peso (45%) na avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As atividades de ensino desdobram-se em três componentes: aulas expositivas, seminários de trabalho colaborativo e conferências/debate com especialistas. A avaliação inclui um trabalho de grupo e um trabalho individual, com integração das matérias dos diferentes módulos. Os temas dos trabalhos são escolhidos por cada grupo/aluno e aprovados pelos docentes/formadores, sendo incluídos nos materiais de apoio do curso listas de sugestões e orientações para a sua realização. Os trabalhos têm o mesmo peso (50%) na avaliação final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. Nas aulas, o docente apresenta os principais conteúdos programáticos e os seus modos de operacionalização analítica. Na elaboração dos trabalhos finais, os alunos treinam os conhecimentos e competências básicas adquiridos.
Observações / Observations
A UC é realizada em conjunto com a Universidade da Beira Interior (UBI) Os ECTS são atribuídos pelo Iscte, em conjunto com a UBI. A formação realiza-se no Centro de Migrações do Fundão. As horas seminariais correspondem às conferências de Migrações e integração na administração pública, por palestrantes externos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(SEF) Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (2022), Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2021, Lisboa, SEF.
(OM) Oliveira, Catarina Reis, e Rita Monteiro (2022), Requerentes e Beneficiários de Proteção Internacional em Portugal: Relatório Estatístico do Asilo 2022, Lisboa, Observatório das Migrações, Alto-Comissariado para as Migrações.
(OM) Oliveira, Catarina Reis, e Natália Gomes (2022), Indicadores de Integração de Imigrantes: Relatório Estatístico Anual 2022, Lisboa, Observatório das Migrações, Alto-Comissariado para as Migrações.
Hein Haas, Hein de, 2024, Como Funciona Realmente a Migração. Um guia factual sobre a questão que mais divide a política. Lisboa, Temas e Debates.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-16