Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04708
Acrónimo :
MDI
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
24.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
60.0h/sem
Trabalho Autónomo :
90.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Técnicos superiores com intervenção nas migrações

Objetivos Gerais / Objectives


Estudo das migrações internacionais contemporâneas, dos quadros legais de regulação europeu e nacional e das políticas públicas de integração de migrantes, para reforçar as competências profissionais de técnicos superiores e dirigentes do setor.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


• Aquisição de conhecimentos sobre os principais conceitos e teorias no domínio dos estudos das migrações; • Aquisição de conhecimentos sobre as migrações internacionais no mundo contemporâneo, em geral, e sobre as migrações de refugiados, em particular; • Desenvolvimento de competências de utilização de indicadores estatísticos sobre os processos migratórios; • Aquisição de conhecimentos dos quadros legais de regulação dos fluxos migratórios, bem como dos desafios da sua aplicação; • Aquisição de conhecimentos sobre as políticas públicas de integração de migrantes, bem como dos desafios da sua concretização; • Desenvolvimento de competências de análise da complexidade do fenómeno migratório em Portugal; • Desenvolvimento de competências relacionais, de comunicação e de interação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 - Migrações Internacionais. Mitos e factos Módulo 2 - Direito e Políticas Públicas da Imigração em Portugal Módulo 3 - Refugiados na UE e em Portugal Módulo 4 - Desafios do Acolhimento e da Integração Módulo 5 – Trabalho colaborativo acompanhado Quatro sessões de trabalho autónomo colaborativo, centrado na análise de casos concretos (diagnóstico e proposta de soluções) e referências de boas práticas de integração, através das metodologias de design thinking, workshops, trabalho de equipa e visitas de estudo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A parte I do programa centra-se nos principais conceitos e teorias no domínio da sociologia das migrações, bem como a sua operacionalização analítica em diferentes domínios. As partes II, III e III centram-se sobre, respectivamente, o direito e políticas públicas, os refugiados e os desafios de acolhiento e de integração.

Avaliação / Assessment


A avaliação inclui um trabalho de grupo, um trabalho individual e questionários, com integração das matérias dos diferentes módulos. Os temas dos trabalhos são escolhidos por cada grupo/aluno e aprovados pelos docentes/formadores, sendo incluídos nos materiais de apoio do curso listas de sugestões e orientações para a sua realização. Os questionários são diários e referem-se aos conteúdos lecionados. Os questionários correspondem a 10% da avaliação final e os trabalhos têm o mesmo peso (45%) na avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As atividades de ensino desdobram-se em três componentes: aulas expositivas, seminários de trabalho colaborativo e conferências/debate com especialistas. A avaliação inclui um trabalho de grupo e um trabalho individual, com integração das matérias dos diferentes módulos. Os temas dos trabalhos são escolhidos por cada grupo/aluno e aprovados pelos docentes/formadores, sendo incluídos nos materiais de apoio do curso listas de sugestões e orientações para a sua realização. Os trabalhos têm o mesmo peso (50%) na avaliação final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. Nas aulas, o docente apresenta os principais conteúdos programáticos e os seus modos de operacionalização analítica. Na elaboração dos trabalhos finais, os alunos treinam os conhecimentos e competências básicas adquiridos.

Observações / Observations


A UC é realizada em conjunto com a Universidade da Beira Interior (UBI) Os ECTS são atribuídos pelo Iscte, em conjunto com a UBI. A formação realiza-se no Centro de Migrações do Fundão. As horas seminariais correspondem às conferências de Migrações e integração na administração pública, por palestrantes externos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


(SEF) Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (2022), Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2021, Lisboa, SEF.

(OM) Oliveira, Catarina Reis, e Rita Monteiro (2022), Requerentes e Beneficiários de Proteção Internacional em Portugal: Relatório Estatístico do Asilo 2022, Lisboa, Observatório das Migrações, Alto-Comissariado para as Migrações.

(OM) Oliveira, Catarina Reis, e Natália Gomes (2022), Indicadores de Integração de Imigrantes: Relatório Estatístico Anual 2022, Lisboa, Observatório das Migrações, Alto-Comissariado para as Migrações.

Hein Haas, Hein de, 2024, Como Funciona Realmente a Migração. Um guia factual sobre a questão que mais divide a política. Lisboa, Temas e Debates.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-16