Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
IND0108
Acrónimo :
MdPdC
Ciclo :
Desconhecida
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
8.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
8.0h/sem

Área científica / Scientific area


Área Científica INDEG-IUL

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conteúdos Programáticos / Syllabus


- Plataforma SIBS ESG para medição de GEE (Gases de efeito estufa) - Definição e importância dos medidores de pegada de carbono e GEE - Metodologia de cálculo: Âmbito 1 (emissões diretas), âmbito 2 (emissões indiretas) e âmbito 3 (outras emissões indiretas) - Transparência e comparação (divulgação informação transparente do impacto ambiental, comparação de produtos e serviços e tomada de decisão informada) - Regulamentação e Reporte ESG (SFRD – divulgação da informação sobre riscos de sustentabilidade e impactos negativos, metas climáticas e transição neutra em carbono) - Oportunidades da medição para a empresa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Avaliação / Assessment


Teste - 50% Trabalho de grupo - 50%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-25