Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Código :
IND0108
Acrónimo :
MdPdC
Ciclo :
Desconhecida
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Carga Horária / Course Load
Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
8.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
8.0h/sem
Área científica / Scientific area
Área Científica INDEG-IUL
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
- Plataforma SIBS ESG para medição de GEE (Gases de efeito estufa) - Definição e importância dos medidores de pegada de carbono e GEE - Metodologia de cálculo: Âmbito 1 (emissões diretas), âmbito 2 (emissões indiretas) e âmbito 3 (outras emissões indiretas) - Transparência e comparação (divulgação informação transparente do impacto ambiental, comparação de produtos e serviços e tomada de decisão informada) - Regulamentação e Reporte ESG (SFRD – divulgação da informação sobre riscos de sustentabilidade e impactos negativos, metas climáticas e transição neutra em carbono) - Oportunidades da medição para a empresa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Avaliação / Assessment
Teste - 50% Trabalho de grupo - 50%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-25