Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03751
Acrónimo :
MECON
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Física e Electromagnetismo

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


A cadeira de Mecânica e Ondas enquadra-se no programa global de Física e Electromagnetismo, e pretende completar a formação básica em Física do ensino secundário, providenciando os fundamentos de mecânica e ondas necessários para as diversas disciplinas de engenharia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto. OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia. OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico. OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas. OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto. OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia. OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico. OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas. OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- CP 1, CP 2, CP 3 e CP 4 -> OA 1 - CP 5, CP 6 e CP 7 -> OA 2 - CP 7, CP 8 -> OA 3 - CP 9, CP10, CP11 e CP 12 -> OA 4 - CP13 -> OA 5

Avaliação / Assessment


A disciplina pode ser realizada de duas maneiras: i) Prova escrita no final do semestre. A nota final é a nota do exame. ii) 2 testes escritos + 10 testes online realizados ao longo do semestre - 7 obrigatórios. O 1º teste é realizado no decorrer do semestre. O 2º teste é realizado no dia do 1º exame. A nota mínima em cada teste é 8 valores e a nota final é calculada como 0.9 * (T1 + T2)/2 + 0.1*MT, onde MT é a média de 8 testes online, os 4 melhores de cada metade (4/5 + 4/5).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


2 aulas teóricas e 1 aula prática por semana. Os conceitos e aplicações fundamentais são introduzidos nas aulas teóricas, sendo seguidos por aulas práticas em que o aluno aprende e resolve por si próprio diversas aplicações da matéria em estudo. Os alunos podem opcionalmente realizar 6 horas por semestre de aulas laboratoriais para obter um contacto experimental com os conceitos abordados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da UC e representam uma aposta numa exposição cuidada das temáticas da disciplina e no uso extensivo de exercícios ao longo do semestre, fundamentais para o envolvimento dos alunos na disciplina. Por outro lado, a existência de aulas de apoio tutorial e a existência da plataforma e-learning (onde são disponibilizados os materiais de apoio da disciplina), flexibiliza a atividade dos estudantes, permitindo-lhes uma utilização mais racional do tempo disponível. Ao serem confrontados semanalmente com aulas práticas para resolução de exercícios e um teste de avaliação (facultativo) a meio do semestre, os alunos podem testar os seus conhecimentos de forma colaborativa (apenas aplicável às aulas práticas) ou individual, e ter assim uma medida do seu progresso ao longo do semestre. O exame final (que é equivalente à realização de dois testes), englobando as temáticas de toda a UC, permite uma assimilação adequada e eficaz das competências associadas aos objetivos.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível no e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)?

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática) - Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário) -- Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário) - Exercícios de Física, Disponíveis na Danka, código 154.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16