Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Física e Electromagnetismo
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A cadeira de Mecânica e Ondas enquadra-se no programa global de Física e Electromagnetismo, e pretende completar a formação básica em Física do ensino secundário, providenciando os fundamentos de mecânica e ondas necessários para as diversas disciplinas de engenharia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto. OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia. OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico. OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas. OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto. OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia. OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico. OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas. OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
- CP 1, CP 2, CP 3 e CP 4 -> OA 1 - CP 5, CP 6 e CP 7 -> OA 2 - CP 7, CP 8 -> OA 3 - CP 9, CP10, CP11 e CP 12 -> OA 4 - CP13 -> OA 5
Avaliação / Assessment
A disciplina pode ser realizada de duas maneiras: i) Prova escrita no final do semestre. A nota final é a nota do exame. ii) 2 testes escritos + 10 testes online realizados ao longo do semestre - 7 obrigatórios. O 1º teste é realizado no decorrer do semestre. O 2º teste é realizado no dia do 1º exame. A nota mínima em cada teste é 8 valores e a nota final é calculada como 0.9 * (T1 + T2)/2 + 0.1*MT, onde MT é a média de 8 testes online, os 4 melhores de cada metade (4/5 + 4/5).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
2 aulas teóricas e 1 aula prática por semana. Os conceitos e aplicações fundamentais são introduzidos nas aulas teóricas, sendo seguidos por aulas práticas em que o aluno aprende e resolve por si próprio diversas aplicações da matéria em estudo. Os alunos podem opcionalmente realizar 6 horas por semestre de aulas laboratoriais para obter um contacto experimental com os conceitos abordados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da UC e representam uma aposta numa exposição cuidada das temáticas da disciplina e no uso extensivo de exercícios ao longo do semestre, fundamentais para o envolvimento dos alunos na disciplina. Por outro lado, a existência de aulas de apoio tutorial e a existência da plataforma e-learning (onde são disponibilizados os materiais de apoio da disciplina), flexibiliza a atividade dos estudantes, permitindo-lhes uma utilização mais racional do tempo disponível. Ao serem confrontados semanalmente com aulas práticas para resolução de exercícios e um teste de avaliação (facultativo) a meio do semestre, os alunos podem testar os seus conhecimentos de forma colaborativa (apenas aplicável às aulas práticas) ou individual, e ter assim uma medida do seu progresso ao longo do semestre. O exame final (que é equivalente à realização de dois testes), englobando as temáticas de toda a UC, permite uma assimilação adequada e eficaz das competências associadas aos objetivos.
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível no e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)?
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática) - Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário) -- Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário) - Exercícios de Física, Disponíveis na Danka, código 154.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16