Sumários

Perspectiva Histórica dos Media PT e Europa

29 Abril 2024, 14:00 Maria Cecilia Baseggio


- Perspectiva Histórica dos Media Portugal 
25 de abril – 48 anos de censura e repressão;
Livro: O que a censura cortou - José Pedro Castanheira
Documentário O Lápis Azul (Rafael Antunes)

Perspectiva Histórica dos Media - Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha; 

- Apoio no desenvolvimento do Ensaio crítico;

- Apresentação das sinopses da pré-produção de reportagem (3 grupos)

Aula 9 - Regulação dos Media UE e PT

22 Abril 2024, 14:00 Maria Cecilia Baseggio


Declaração Conjunta europeia sobre os direitos  os príncipios digitais para a década digital;

Regulação Europeia Anti-SLAPPs;

Visionamento de videoreportagem sobre o caso da jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia;

Regulamento dos Serviços Digitais - (Digital Services Act - DAS);

Regulamento de Mercado Digitais - (Digital Markets Act - DMA);

Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual;

Regulação dos Media em Portugal - ERC;

Atualização da Lei do Rádio e Lei de Imprensa;

Apresentação e discussão do artigo: Alvares, C., Cardoso, G., Crespo, M., & Pinto-Martinho, A. (2023). Seeking the Legitimation of Mainstream Journalism: A Portuguese Case-Study. Journalism Practice, 17(8), 1662-1677.


Aula 8 - A Era de Incerteza dos Medias 2

15 Abril 2024, 14:00 Maria Cecilia Baseggio


Crise no Jornalismo - Realidade Portuguesa

O retrato dos jornalistas em Portugal - Greve dos Jornalistas;

Caso Media Capital;

Crise de financiamento dos media - O modelo de negócios do jornalismo português;


Mudanças significativas na gestão dos negócios e na organização laboral:

-o campo mediático, as telecomunicações e as tecnologias computacionais passaram a estar no cerne de uma dinâmica mercantil cada vez mais volátil e turbulenta;

-desregulação e o levantar de restrições por parte dos estados e que reforçou a capacidade de pressionar o trabalho e impor novos regimes laborais;
-Capitais oriundos de outros setores empresariais;

-Modelos de gestão orientados para a rentabilidade do capital investido;

-Desgaste da especificidade sociocultural do jornalismo;

-Amalgamar informação, entretenimento e publicidade = “conteúdos 
-Trabalho jornalístico avaliado pela sua rentabilidade económica; 


Leitura e apresentação dos artigos: 


- Cavalheiro, J. Jornalismo em tempos de flexibilização do trabalho. In: Correia, J.C. & Amaral, I. (Orgs) (2021). De que falamos quando dizemos jornalismo? Labcom. pp. 105-128


- Cardoso, G et al; Cenário, Modelos e Jornalismo. In: Cardoso, G et al (Orgs) (2016). Modelos de Negócio e Comunicação Social. Almedina; pp. 433-463

Aula 7 - A Era de Incerteza dos Medias

8 Abril 2024, 14:00 Maria Cecilia Baseggio


- Adquirir conhecimentos sobre a gestão e a economia dos media em um momento de profundas transformações do jornalismo e da comunicação:

  • A sustentabilidade dos modelos de negócio e financiamento e o futuro das organizações de comunicação social;
  • Financiamento público dos media - UE e PT
  • Problemática dos financiamento dos medias  em Portugal;
  • Crise de gestão dos media em Portugal - Caso Media Capital;
  • Monitorização do Pluralismo dos Media na Era Digital (Pesquisa do Centre for Media Pluralism and Media Freedom);
  • Apresentação dos artigos pelos alunos selecionados (Villi, M; Picard, R. Transformation and Innovation of Media Business Models. In: Deuze, M; Prenger, M. (Orgs) (2019) Making Media: Production, Practices, and Professions. pp: 121-131 e Faustino, P. Sustentabilidade do negócio dos jornais e desafios de gestão: a perspetiva dos executivos europeus e norte americanos In: Correia, J.C. & Amaral, I. (Orgs) (2021). De que falamos quando dizemos jornalismo? Labcom. pp. 237-271)


Aula 6 - Crise e Desafios Éticos-deontológicos do jornalismo

18 Março 2024, 14:00 Maria Cecilia Baseggio


- Desafios ético-deontológicos do jornalismo na Era Digital;

- Diretrizes da American Society of Newspaper editors - News Leaders Association
- Ética x Transparência;
- Transparência no trabalho jornalístico - American Press Institute
- Transparência e a não garantia de um jornalismo ético
- Ética e IA