Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04465
Acrónimo :
MeJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Os meios noticiosos são fundamentais não apenas na divulgação de informação, mas também na formação de opiniões, sensibilidades e disposições dos seus públicos. Este curso baseia-se em teoria de vanguarda e exemplos empíricos, com vista a capacitar os estudantes para a compreensão do processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes ético-políticos nas nossas sociedades, bem como para a análise critica das profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - Compreender os desafios do Jornalismo de hoje: Do papel, rádio e TV e digital; - Adquirir conhecimento básico sobre a Economia dos Media e a Gestão de Media; - Perceber os debates em torno da regulação dos media; - Proceder a análises comparativas de casos; - Adquirir conhecimentos sobre a história do jornalismo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Nesta Unidade Curricular será discutido o papel do jornalismo global na sociedade. Para isso serão debatidas criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado numa grande variedade de contextos sociais e políticos. Será também comparado e contrastado o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos. Serão avaliadas as ligações normativas e empíricas entre o jornalismo, a produção de notícias e considerações éticas. Serão avaliadas criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo. Para melhor compreender as necessidades, obrigações e condicionalismos do jornalismo, os estudantes serão desafiados a produzir conteúdos jornalísticos, de forma a terem uma visão por dentro dos processos de construção.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Ao focarem-se em teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos referentes à dinâmica Media e Jornalismo, as metodologias de aprendizagem prendem-se diretamente com os objetivos a cumprir, nomeadamente: A parte expositiva quanto à relação entre as dinâmicas mediáticas e jornalismo é consonante com todos os objetivos de aprendizagem; A discussão e debate permitem o desenvolvimento da capacidade crítica; A pesquisa e estudo individuais (trabalho autónomo do estudante) abrangem todos os objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Os estudantes são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões nas aulas e nos trabalhos escritos. Esta UC é essencialmente teórico-prático e a interação com as técnicas de produção jornalísticas é incentivada. | Ensaio com análise crítica de um meio de comunicação social português. Pré-produção de uma reportagem, a desenvolver em grupo. Cada um dos trabalhos representa até 45% da nota. A participação ativa/assiduidade será avaliada em 10%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos do curso é assegurada pedindo aos estudantes a exploração e uma revisão crítica das discussões em torno aos temas apresentados em um curso teórico com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZELIZER, B. (2006). Why Memory's Work on Journalism Does Not Reflect Journalism's Work on Memory. Memory Stu(1),79-87. NEUMAN, N., Fletcher,R., Schulz, A., Craig, S. A., Robertson, T. & Nielsen, R. K. (2021). Reuters Institute Digital NewsReport 2021, 10th LOPES, A. de S., SILVESTRE, C., & MATA, M. J. (2020). O que é jornalismo? - Perceções de estudantes de jornalisséculo XXI. Media & Jornalismo Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2014) The elements of journalism ? What news people should know and the public should expect, 3th ed. Nova Iorque : Three Rivers Press Deuze, M. & Witschge, T. (2020). Beyond Journalism . Polity Press. CORREIA, J.C. e AMARAL, I. (Orgs) (2021). De que falamos quando dizemos jornalismo. Labcom Anderson, C. W., Bell, E., & Shirky, C. (2015). Post-industrial journalism: Adapting to the present. Geopolitics, History, and International Relations, 7(2), 32-123. ALLAN, S (ed..) (2011), Journalism: Critical Issues . Open University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zelizer, B. (2017) What Journalism Could Be, Cambridge, Polity Press ZELIZER, B. (2006). Why Memory's Work on Journalism Does Not Reflect Journalism's Work on Memory. Memory Stu(1),79-87. WILLIS, C. (2003). We Media - How audiences are shaping the future of news and information. TheCenter at The American Press Institute. Quinn, S. & Filak, V. (2005) Convergent Journalism: Writing and Producing Across Media, Burlington: Focal Press Newton, E., Searchlights and Sunglasses, Knight Center: Austin, 2015, disponível online Natário, A., Nery, I. & Branco, S. (org.) (2017) Tudo por uma boa história, Lisboa: Esfera dos Livros Meyer, Philip (2010) The Vanishing Newspaper ? Saving Journalism in the Information Age MESQUITA, M. (2004), O Quarto Equívoco - O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. MinervaCoimbra. McCHESNEY, R. W., PICKARD, V. (eds) (2011). Will the Last Reporter Please Turn Out the Lights - The Collapse of Journalism and What Can Be Done To Fix It. The New Press. Mcbride, Kelly e Tom Rosenstiel (2013). The New Ethics of Journalism. CQ Press Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2014) The elements of journalism ? What news people should know and the public should expect, 3th ed. Nova Iorque : Three Rivers Press JENKINS, Henry (2006). Convergence Culture - Where Old and New Media Collide. New York University Press. Jornalismo, media e outros poderes. Electra , 4. Fundação EDP. Gomes, P.M., CARDOSO e CUNHA, T. (2021). A liberdade por princípio: Estudos e testemunho homenagem a Mário Mesquita - Tinta da China. Fuller, J. (2010). What is happening to news: The information explosion and the crisis in journalism. Chicago: University of Chicago Press Franco, G., (2010) Como Escrever para a Web Knight Center: Austin, disponível online CORNU, D. (1999). Jornalismo e Verdade. Instituto Piaget. Cardoso, G., Santos, S. e Telo, D. (2017) Jornalismo em tempo de crise. Lisboa : Mundos Sociais Cardoso, G., Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra: Almedina Boczkowski, P. & Anderson, C.W. (2017) Remaking the News, Cambridge: MA, MIT Press Beckett, C. (2008) Supermedia. London: Blackwell Bastos, H. (2011). Para uma história do ciberjornalismo em Portugal: das origens às múltiplas plataformas. São Paulo: Confibercom. Bardoel, Jo & Deuze, Mark (2001) Network Journalism: converging competences of old and new media professionals

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16