Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04465
Acrónimo :
MeJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
171.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo promover a análise crítica das profundas transformações que o jornalismo enfrenta atualmente, incluindo a proliferação da desinformação, a integração da inteligência artificial nas redações, o uso do jornalismo de dados e as novas formas de narrativas multimédia, proporcionando aos estudantes os instrumentos necessários para interpretar e acompanhar as reconfigurações do jornalismo num quadro de alterações tecnológicas do ecossistema mediático.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender a evolução dos valores-notícia no jornalismo digital; 2. Explorar o entrelaçamento do jornalismo narrativo e do 'storytelling' digital; 3. Analisar o jornalismo de dados e as suas implicações éticas e colaborativas; 4. Explorar o impacto da inteligência artificial e da automação nas redações; 5. Estudar o fenómeno da desinformação e o seu enquadramento mediático; 6. Compreender a influência das métricas de audiência nas decisões editoriais; 7. Investigar o movimento de 'jornalismo lento' como resposta ao ciclo noticioso acelerado; 8. Explorar o jornalismo colaborativo e os novos modelos de negócio; 9. Refletir sobre os desafios emocionais e psicológicos no jornalismo de guerra.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A evolução dos valores-notícia no jornalismo 2. A desinformação e os seus enquadramentos~ 3. Os novos modelos de negócio do jornalismo digital 4. Jornalismo de narrativa, 'Storytelling' e novas literacias digitais 5. Jornalismo de dados 6. O papel da Inteligência Artificial no Jornalismo 7. Métricas de audiência e o seu impacto nos conteúdos noticiosos 8. O jornalismo 'slow' como movimento 9. Jornalismo em zonas de conflito

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos do curso é garantida através de uma abordagem que combina teoria e prática, incentivando os estudantes a explorar e a analisar criticamente os temas apresentados. Os estudantes são encorajados a acompanhar a produção jornalística atual, partilhando as suas opiniões nas aulas e nos trabalhos escritos. Esta UC, de natureza teórico-prática, promove uma interação constante com as técnicas de produção jornalística, permitindo aos estudantes aplicarem os conceitos teóricos à análise de estudos de caso.

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. Apenas os alunos que tenham feito as apresentações em aula poderão entregar trabalhos em 1ª Época. A avaliação ao longo do semestre comporta os seguintes elementos: Apresentação Oral sobre Estudo de Caso (35%) O aluno deverá desenvolver um tópico de atualidade noticiosa, nacional ou global, de acordo com os parâmetros lecionados num dos módulos da UC. A apresentação do estudo de caso (proveniente dos media noticiosos) será feita em grupo e não poderá exceder os 10 minutos, reservando-se 5 minutos para comentários. Trabalho Individual Final (60%) Pede-se ao aluno que submeta, na plataforma Moodle do ISCTE-IUL, um trabalho final individual (3000 palavras) em que desenvolve o tópico apresentado previamente em aula, com uma maior complexidade, permitindo interligação, na sua análise, de teorias e debates relevantes abordados no módulo na sua análise. Essa maior sofisticação esperada prende-se também com a incorporação dos comentários tecidos pelo docente na altura da apresentação. Colaboração em Sala de Aula (5%) A colaboração em sala de aula avalia a capacidade do aluno trabalhar de forma cooperativa em contexto de sala de aula, contribuindo de maneira positiva para a aprendizagem coletiva e demonstrando habilidades de comunicação e espírito de equipa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões nas aulas e nos trabalhos escritos. Esta UC é essencialmente teórico-prático e a interação com as técnicas de produção jornalísticas é incentivada. As metodologias de aprendizagem prendem-se com os objetivos a cumprir da seguinte forma: A parte expositiva incide sobre as teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos referentes às dinâmicas mediáticas e jornalismo; A discussão e debate permitem o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos relativamente aos produtos noticiosos; A pesquisa e estudo individuais (trabalho autónomo do aluno) abrangem todos os objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida através de uma abordagem que integra teoria e prática, promovendo uma compreensão crítica e aplicada dos temas abordados. As aulas combinam exposições teóricas com análise de estudos de caso, discussões em grupo e alguns exercícios práticos. Esta metodologia permite que os estudantes apliquem os conceitos discutidos de forma prática, fortalecendo a sua capacidade de analisar criticamente as transformações no jornalismo contemporâneo e desenvolver competências técnicas em áreas como o jornalismo de dados, narrativas multimedia e o uso de inteligência artificial nas redações, em consonância com os objetivos do curso.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Boudana, S., & Segev, E. (2024). Fake News Makes the News: Definitions and Framing of Fake News in Mainstream Media. Journalism Practice, 1–20. https://doi.org/10.1080/17512786.2024.2379898 Kristensen, L. M. (2021). Audience Metrics: Operationalizing News Value for the Digital Newsroom. Journalism Practice, 17(5), 991–1008. https://doi.org/10.1080/17512786.2021.1954058 Le Masurier, M. (2016). Slow Journalism: An introduction to a new research paradigm. Journalism Practice, 10(4), 439–447. https://doi.org/10.1080/17512786.2016.1139902 Mast, J., & Temmerman, M. (2021). What’s (The) News? Reassessing “News Values” as a Concept and Methodology in the Digital Age. Journalism Studies, 22(6), 689–701. https://doi.org/10.1080/1461670X.2021.1917445 van Krieken, K., & Sanders, J. (2017). Framing narrative journalism as a new genre: A case study of the Netherlands. Journalism, 18(10), 1364-1380. https://doi.org/10.1177/14648849166711563.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


de-Lima-Santos, M. F. (2023). The Entanglements between Data Journalism, Collaboration and Business Models: A Systematic Literature Review. Digital Journalism, 12(2), 256–281. https://doi.org/10.1080/21670811.2023.2247449 Morini, F. (2024). Different yet complementary: A systematic literature review on data journalism in visualization research and journalism studies. Journalism, 0(0). https://doi.org/10.1177/14648849241237897 Ogunyemi, O., & Price, L. T. (2023). Introduction: Trauma Literacy in Global Journalism: Toward an Education Agenda. Journalism & Mass Communication Educator, 78(2), 107-111. https://doi.org/10.1177/10776958231167530 Song, Y. (2018). Multimedia news storytelling as digital literacies: An alternative paradigm for online journalism education. Journalism, 19(6), 837-859. https://doi.org/10.1177/1464884916648093 Schaetz, N., Laugwitz, L., & Lischka, J. A. (2024). Solving journalism with data: Silicon Valley’s influence on the Fourth Estate. Journalism, 25(5), 1148-1166. https://doi.org/10.1177/14648849231176110

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-19