Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03365
Acrónimo :
MESS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
20.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura e experiência profissional

Objetivos Gerais / Objectives


- Conceptualizar questões ecológicas e ambientais na intervenção social e em particular em Serviço Social; - Aprofundar uma visão da intervenção social holística, percebendo os aspetos da vida humana e comunitária como interligados dentro de um sistema; - Fomentar o ganho de competências técnico-científicas ao nível dos valores ecológicos fundamentais na profissão relativa à sustentabilidade e ao crescimento social, fundamentais para a melhoria do bem-estar; incluindo o trabalho relacionado ao meio ambiente, nas dimensões de prática pessoal, individual, coletiva, comunitária e política.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) capacidade para articular a perspectiva ecológica com a sua prática de intervenção social; b) articular/relacionar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a conceção de projetos de intervenção social e sua operacionalização em contextos territoriais vulneráveis; c) realizar uma prática interdisciplinar em territórios vulneráveis com as pessoas; d) elaborar pareceres e avaliações críticas, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, neste domínio para o bem-estar social da pessoa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Modelo Eco-social: - Dimensões conceptuais; - Visão multifocal; - Desenvolvimento sustentável Vs sustentabilidade Social; 2 - Níveis de intervenção social e do Serviço Social: - Abordagem interdisciplinar; -Dimensão assistencial Vs Desenvolvimento Social e Humano; - Promoção humana; - Dimensão comunitário de desenvolvimento socio-local; - Dimensão sociopolítica. 3 - A questão ecológica: - dimensões de sustentabilidade ecológica das comunidades; - metodologia de intervenção social em sustentabilidade baseada na intervenção comunitária; - análise dos efeitos sociais da crise ecológica. 4- Serviço Social e sustentabilidade ecológica: - intervenção integrada e participativa, abordagens multidimensionais das relações indivíduo-ambiente; - transição social da sociedade; - estratégias de intervenção alternativas, de advocacia social e ?empowerment; 5 - Serviço Social eco-social sistémico. - Desafios éticos Globais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos e procuram contextualizar os instrumentos teóricos de estudo do curso., evoluindo para a sua complexificação num âmbito de análise com a profissão. O Programa termina com dimensões reflexivas específicas do modelo que suporta a prática profissional, de acordo com os objetivos do programa.

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - 1 Teste 40% - 1 Trabalho de grupo (escrito ou apresentação oral)60% Ou Avaliação por exame 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição participada dos conteúdos teóricos, com o apoio das novas tecnologias. As aulas serão espaços coletivos de debate de ideias e propostas promovendo uma reflexão crítica construtiva, desenvolvimento e debate de temas relacionados com os conteúdos programáticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia de ensino caracterizada por uma abordagem mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo e crítico, expresso nos objetivos do Curso, aliando a dimensão teórica dos conteúdos programáticos a uma dimensão de experiência profissional com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência na aplicação do exercício profissional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rocha, H. & Ferreira J. (2016). An Ecosocial Model for the sustainability of vulnerable communities. In Aila-Leena Matthies, Kati Närhi (Eds), The Ecosocial Transition of Societies ? The contribution of Social Work and social policy. (pp.139-157) Abingdon-Oxford: Routledge, Francis & Taylor Group. ISBN 978-1472473493. Rocha, H. (2016). Serviço Social e Ambiente ? a sustentabilidade ecológica das comunidades socialmente vulneráveis. Tese de Doutoramento em Serviço Social, Lisboa (Lisbon): ISCTE-IUL https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11964. Molyneux, R. (2010) ?The Practical Realities of Ecosocial Work: Review of the Literature?, Critical Social Work 11(2): 1?8 Kemp, S. (2011) ?Recentring Environment in Social Work Practice: Necessity, Opportunity, Challenge?, British Journal of Social Work 41(6): 1198?210. Coates, J., Gray, M. (2012) ?The Environment and Social Work: An Overview and Introduction?, International Journal of Social Welfare 21(3): 230?8.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Matthies, K. Nähri & D. Ward (Eds.), (2001). The eco-social approach in social work (pp. 54?83). Jyväskylä, Finland, Sophi: University of Jyväskylä. Dominelli, L. (2012) Green Social Work: From Environmental Crises to Environmental Justice. Cambridge: Polity Press Lee, Judith A. B. (2001), The Empowerment Approach to Social Work Practice, New York, Columbia University Press Bronfenbrenner, U. (1996), A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados, Porto Alegre, Artes Médicas Germain, C., & Gitterman, A. (1980). The life model of social work practice. New York: Columbia University Press. Germain, C. (Ed.). (1979). Social work practice: People and environments ? an ecological perspective. New York: Columbia University Press. Zapf, M.K. (2010) ?Social Work and the Environment: Understanding People and Place?, Critical Social Work 11(3): 30?46. United Nations (UN) (2013) ?Open Working Group Proposal for Sustainable Development Goals?. Available online at: http://undocs.org/A/68/970 United Nations (UN) (1992) ?United Nations Conference on Environment & Development Rio de Janeiro, Brazil, 3 to 14 June 1992: Agenda 21?. Available online at: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/Agenda21.pdf Steiner, D; Nauser, M (Ed) (2003) Human ecology, Fragments of anti-fragmentary views of the world. Taylor & Francis Pires, I (2014) Problemas Sociais Complexos: O Olhar da Ecologia Humana, in Alvim, Badiru e Marques (ed) ECOLOGIA HUMANA, UMA VISÃO GLOBAL. Feira de Santana: UEFS Pires, I., Craveiro, J (2010) Human Ecology: Past, Present and Future, in Studies in Human Ecology. Hanoi: House Sci. Techn, pp.: 26-44 Peeters, J. (2012a) ?Social Work and Sustainable Development: Towards a Social Ecological Practice Model?, Journal of Social Intervention: Theory and Practice 21(3): 5?26 Lopes P. and Begossi A (eds) (2009) Current Trends in Human Ecology. UK: Cambridge Sch. Pub. Dolsak, N., Ostrom, E. (eds) (2003) The Commons in the New Millennium: Challenges and Adaptation. Cambridge, MA: MIT Press Boff, Leonard, (2000), ?Ecologia social em face da pobreza e da exclusão?, Ética da vida, (numero?)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16