Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03365
Acrónimo :
03365
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
20.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


"- Conceptualizar questões ecológicas e ambientais na intervenção social e em particular em Serviço Social; - Aprofundar uma visão da intervenção social holística, percebendo os aspetos da vida humana e comunitária como interligados dentro de um sistema; - Fomentar o ganho de competências técnico-científicas ao nível dos valores ecológicos fundamentais na profissão relativa à sustentabilidade e ao crescimento social, fundamentais para a melhoria do bem-estar; incluindo o trabalho relacionado ao meio ambiente, nas dimensões de prática pessoal, individual, coletiva, comunitária e política."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"a) capacidade para articular a perspectiva ecológica com a sua prática de intervenção social; b) articular/relacionar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a conceção de projetos de intervenção social e sua operacionalização em contextos territoriais vulneráveis; c) realizar uma prática interdisciplinar em territórios vulneráveis com as pessoas; d) elaborar pareceres e avaliações críticas, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, neste domínio para o bem-estar social da pessoa."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"1 Modelo Eco-social: - Dimensões conceptuais; - Visão multifocal; - Desenvolvimento sustentável Vs sustentabilidade Social; 2 - Níveis de intervenção social e do Serviço Social: - Abordagem interdisciplinar; -Dimensão assistencial Vs Desenvolvimento Social e Humano; - Promoção humana; - Dimensão comunitário de desenvolvimento socio-local; - Dimensão sociopolítica. 3 - A questão ecológica: - dimensões de sustentabilidade ecológica das comunidades; - metodologia de intervenção social em sustentabilidade baseada na intervenção comunitária; - análise dos efeitos sociais da crise ecológica. 4- Serviço Social e sustentabilidade ecológica: - intervenção integrada e participativa, abordagens multidimensionais das relações indivíduo-ambiente; - transição social da sociedade; - estratégias de intervenção alternativas, de advocacia social e ?empowerment; 5 - Serviço Social eco-social sistémico: - Desafios éticos Globais"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento de conhecimentos que garantem atingir os objectivos definidos e procuram contextualizar os instrumentos teóricos de estudo do curso., evoluindo para a sua complexificação num âmbito de análise com a profissão. O Programa termina com dimensões reflexivas específicas do modelo que suporta a prática profissional, de acordo com os objetivos do programa.

Avaliação / Assessment


"Exposição participada dos conteúdos teóricos, com o apoio das novas tecnologias. As aulas serão espaços coletivos de debate de ideias e propostas promovendo uma reflexão crítica construtiva, desenvolvimento e debate de temas relacionados com os conteúdos programáticos."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"Exposição participada dos conteúdos teóricos, com o apoio das novas tecnologias. As aulas serão espaços coletivos de debate de ideias e propostas promovendo uma reflexão crítica construtiva, desenvolvimento e debate de temas relacionados com os conteúdos programáticos."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia de ensino caracterizada por uma abordagem mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo e crítico, expresso nos objetivos do Curso, aliando a dimensão teórica dos conteúdos programáticos a uma dimensão de experiência profissional com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência na aplicação do exercício profissional.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rocha, H. & Ferreira, J. (2016). An Ecosocial Model for the sustainability of vulnerable communities. In Aila-Leena Matthies, Kati Närhi (Eds), The Ecosocial Transition of Societies – The contribution of Social Work and social policy (pp. 139–157). Abingdon-Oxford: Routledge, Francis & Taylor Group. ISBN 978-1472473493. | Rocha, H. (2016). Serviço Social e Ambiente – a sustentabilidade ecológica das comunidades socialmente vulneráveis. Tese de Doutoramento em Serviço Social, Lisboa: ISCTE-IUL. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/11964 . | Molyneux, R. (2010). The Practical Realities of Ecosocial Work: Review of the Literature. Critical Social Work, 11(2), 1–8. | Kemp, S. (2011). Recentring Environment in Social Work Practice: Necessity, Opportunity, Challenge? British Journal of Social Work, 41(6), 1198–1210. | Coates, J., & Gray, M. (2012). The Environment and Social Work: An Overview and Introduction. International Journal of Social Welfare, 21(3), 230–238.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-11