Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador frequente. Conhecimento básico da forma como operam as Redes Sociais.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de compreender e distinguir os conceitos relacionados com OSINT, como técnica e metodologia de trabalho e a sua utilidade prática na compreensão e análise de informação e desinformação. OSINT é um acrónimo para Open Source Intelligence, que consiste na recolha e análise de dados a partir de fontes abertas (públicas), com destaque para as redes sociais e outras plataformas online. Ao dotar o discente de capacidade prática para compreender a importância da OSINT como metodologia de investigação para as desordens informativas, este poderá aplicar ferramentas e técnicas de OSINT na sua investigação ou atividade profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao terminar a UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer e compreender os conceitos-chave de OSINT, como tipologia de dados, metodologia de investigação e a sua integração no ciclo das Informações. OA2. Compreender a aplicabilidade das ferramentas de OSINT na investigação das desordens informativas. OA3. Dominar ferramentas de OSINT com aplicabilidade prática na verificação de dados. OA4. Dominar ferramentas de OSINT com aplicabilidade prática no mapeamento da criação, distribuição e disseminação de narrativas desinformativas. OA5. Interiorizar a importância da ética como primeira prioridade no uso de ferramentas e técnicas de OSINT.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Conceitos-chave de OSINT ?O Ciclo das Informações ?OSINT como tipologia de dados, metodologia e na investigação académica CP2 Desafios éticos e legais ?Desafios atuais ? o ambiente pós API e o deplatforming ?Questões éticas: o público vs privado ?Questões éticas: consentimento ?Enquadramento legal nacional e das plataformas CP3 Desordens informativas e OSINT ?Investigação de desordens informativas, conceito de narrativa, fact-checking, disseminação ?OSINT e o Fact-Checking ?OSINT e a análise das narrativas desinformativas e da sua circulação no tempo e no espaço CP4 Ferramentas e técnicas de OSINT para Fact-Checking ?Técnicas de fact-checking aplicados pela IFCN ?Verificação de dados ?Geolocalização ?Análise forense de imagens e vídeos ?Arqueologia da Internet CP5 Ferramentas e técnicas de OSINT para análise de narrativas desinformativas ?Mapeamento temporal e espacial de uma narrativa; ?Comportamento orgânico vs. não orgânico ?Análise de redes de distribuição de desinformação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 e CP3 OA2 | CP3, CP4, CP5 OA3 | CP4 OA4 | CP5 OA5 | CP2
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada em uma de duas fases: 1) durante o período escolar ou 2) avaliação final única. 1) Participação nas aulas: 20% + Trabalho individual escrito de aplicação da metodologia e técnicas apreendidas a um caso prático: 80% 2) Trabalho individual escrito de aplicação da metodologia e técnicas apreendidas a dois casos práticos: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Sessões teórico-práticas - descrição e explicação de conceitos, exploração e uso de ferramentas e técnicas específicas. Desenvolvimento de projetos e apresentação pública de pesquisa, reflexão crítica e tutoria personalizada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A aprendizagem de uma metodologia de trabalho nova no meio académico é extremamente útil no trabalho de investigação sobre comunicação em geral, os fenómenos da informação e, em especial, os processos de produção, disseminação e consumo da desinformação. Estas abordagens éticas e metodológicas dotarão os alunos de ferramentas e técnicas capazes de materializar projetos de investigação sobre o tema. A UC dotará os alunos de capacidades para realizar fact- checking autonomamente aplicando o enquadramento OSINT, e de acordo com os princípios da International Fact Checking Network. Desta forma poderão analisar o surgimento e disseminação de qualquer narrativa desinformativa, mapear os seus percursos e identificar comportamentos orgânicos e não orgânicos associados ao seu desenvolvimento enquanto fenómeno comunicacional em rede.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
?Stottlemyre, S., 2015. HUMINT, OSINT, or Something New? Defining Crowdsourced Intelligence. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 28(3), pp.578-589. ?Pastor-Galindo, J., Nespoli, P., Gomez Marmol, F. and Martinez Perez, G., 2020. The Not Yet Exploited Goldmine of OSINT: Opportunities, Open Challenges and Future Trends. IEEE Access, 8, pp.10282-10304. ?Miller, B., 2018. Open Source Intelligence (OSINT): An Oxymoron?. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 31(4), pp.702-719. ?Hribar, G., Podbregar, I. and Ivanu?a, T., 2014. OSINT: A ?Grey Zone??. International Journal of Intelligence and CounterIntelligence, 27(3), pp.529-549. ?Gregory, S., 2021. Deepfakes, misinformation and disinformation and authenticity infrastructure responses: Impacts on frontline witnessing, distant witnessing, and civic journalism. Journalism, 23(3), pp.708-729.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
? Zimmer, M. (2018). Addressing Conceptual Gaps in Big Data Research Ethics: An Application of Contextual Integrity. Social Media + Society. ? Tufekci, Z. (2014, May). Big questions for social media big data: Representativeness, validity and other methodological pitfalls. In Eighth International AAAI Conference on Weblogs and Social Media. ? Rogers R. (2019). Doing Digital Methods Paperback with Interactive eBook. SAGE Publications Ltd. ? Perriam, J., Birkbak, A. & Freeman, A. (2019): Digital methods in a post-API environment, International Journal of Social Research Methodology ? Bruns, A. (2019) After the ?APIcalypse?: social media platforms and their fight against critical scholarly research, Information, Communication & Society, 22:11, 1544-1566 ? Westcott, C., 2019. Open source intelligence: Academic research, journalism or spying?. In The Routledge International Handbook of Universities, Security and Intelligence Studies (pp. 383-393). Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16