Programa

Licenciatura em História Moderna e Contemporânea

Programa

1) A construção social do passado. - O caso das comemorações do 2º Centenário da Revolução Francesa. - O pós-colonialismo e os desafios à historiografia de um país que foi outrora um grande império.  Resposta colectiva a um questionário na aula para avaliação 2) Características de um texto científico. - Palavras-chave e resumo. - Introdução, conclusões e notas. - Considerações teórico-metodológicas e hipóteses de trabalho. - Existência de um Bibliografia (Estudos e Fontes). 3) A construção da história: as fontes, as provas e os estudos. - O estudo enquanto texto científico actual. - Todo o vestígio do passado pode transformar-se em fonte histórica. 4) A ficha bibliográfica. - Materiais impressos. - Materiais da Internet. 5) História e memória: uma relação multifacetada. - O historiador e a memória colectiva. - A ficção histórica.  Resposta colectiva a um questionário na aula para avaliação 6) Como manusear a informação. - Fichas e relatórios de leitura. Levantamento de teses. - Técnicas de confronto de teses. - Técnicas de comentário de documentos históricos.  Teste realizado na aula seguinte para avaliação 7) Breve introdução à história da historiografia. - Akoê / Autopsie  Audio / Visa / Lectio. - Uma tipologia sumária da história no último século. Uma ciência como as outras? Um estudo cientificamente conduzido? Uma narrativa ba¬se¬ada em fontes. 8) Como pesquisar informação. - Bibliotecas: ficheiros manuais e digitalizados. Catálogos on-line. - A pesquisa on-line utilizando os motores de busca. - Avaliação da autoridade e credibilidade das páginas na Internet.  Trabalho colectivo de pesquisa para avaliação (em 6 semanas) 9) Técnicas da produção de um discurso oral. - Informação: recolha, análise e síntese. - Construção e treino do Guião. 10) A história estuda a permanência e a mudança nas sociedades. - Progresso ou eterno retorno? - Pessimismo e optimismo. - O conhecimento do passado ajuda a traçar cenários futuros.  Resposta colectiva a um questionário na aula para avaliação 11) O que é um documento histórico? Como manuseá-lo? - Normas elementares de descrição de um documento de arquivo. - Uma introdução à crítica de documentos históricos. - Manuseamento de diversas fontes históricas na aula.