Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03668
Acrónimo :
MIAPAGE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
280.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Fornecer aos estudantes os instrumentos concetuais e operativos necessários para a realização de uma pesquisa avançada, tendo por referência os problemas de investigação em administração e gestão escolar, nos seus fundamentos teóricos e empíricos e no quadro dos novos desafios educativos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos concretos de aprendizagem são: a) Conhecer as orientações e formas operatórias das metodologias qualitativas, quantitativas e mistas. b) Mobilizar os instrumentos de recolha de dados de forma competente e adequada aos objetivos da pesquisa. c) Compreender a sua importância na forma como se gera e trata a informação empírica. d) Na definição da estratégia de pesquisa, ter em conta a seleção de casos, as formas de inquirição e os procedimentos e métodos de análise de dados. e) Identificar as vantagens e limitações das diversas metodologias de investigação. f) Desenvolver uma pesquisa dentro de princípios éticos recomendados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais pontos do programa são: 1. Tipos de investigação e estudos dominantes em educação, nomeadamente na administração e gestão escolar; 2. A investigação e as suas principais etapas; 3. Principais metodologias de investigação (qualitativa, quantitativa e mista) e respetivos instrumentos de recolha de informação. 4. Identificar e discutir a utilização crítica de métodos de recolha de dados tanto numa perspetiva extensiva, como numa perspetiva intensiva. 5. Orientações e procedimentos de seleção de casos e amostragem. Tipos de resultados e relação com os métodos de análise de dados. 6. Principais questões de natureza ética que se colocam à investigação em Educação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da UC são alcançados com os conteúdos programáticos propostos como se demonstra em seguida: Objetivo de aprendizagem a) - pontos 1 a 3 do programa Objetivo de aprendizagem b), c) e e) - pontos 2 a 4 do programa Objetivo de aprendizagem d) - ponto 5 do programa Objetivo de aprendizagem f) -ponto 6 do programa.

Avaliação / Assessment


A avaliação implica as seguintes modalidades de trabalho pessoal por parte dos estudantes: - Participação nas aulas e leitura da bibliografia de trabalho (15%); - Competências demonstradas nos trabalhos autónomos semanais (mínimo de três), ao longo do semestre, sob orientação do professor (40%); - Elaboração e discussão de um relatório escrito, de reflexão crítica incidindo sobre a metodologia de um projeto de investigação, realizado em grupo (45%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseado na interação entre (a) exposição de teorias, métodos e "estudos de caso", por parte do professor; (b) questionamento e debate em turma sobre metodologias de investigação aplicadas à administração e gestão escolar; (c) leituras e trabalho semanal autónomo dos estudantes, orientado e discutido em aula com o professor; (d) reflexão crítica dos alunos sobre um capítulo metodológico de um projeto de investigação, com recurso à teoria e ferramentas da UC orientado e discutido com o professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre as pesquisas extensivas, intensivas e mistas quer através das aulas teórico-práticas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedência, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As apresentações em grupo de um texto previamente indicado permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os tópicos em análise. Finalmente, o trabalho escrito possibilita a sistematização e a reflexão crítica sobre as metodologias de investigação em administração escolar. No final da UC, os alunos deverão ter aprofundado os seus conhecimentos e competências sobre metodologias de investigação em administração escolar, ficando assim preparados para desenvolver estas metodologias em trabalhos de investigação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009), The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage; Arthur, J., Waring, M., Coe, R. & Hedges, l. (2012). Research Methods & Methodologies in Education. Thousand Oaks, CA: Sage; Bryman,Alan (2015), Social Research Methods, Oxford, OUP; Coleman, M., e Briggs, A (Editors) (2002), Research Methods in Educational Leadership and Management, SAGE Publications Ltd; Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor; Torres, L.; Palhares, José A. (2014), Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação, Vila Nova de Famalicão:Húmus; Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research.The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge; Creswell,John W.(2003,Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches, Thousand Oaks,Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16