Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03668
Acrónimo :
MIAPAGE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
280.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes um conhecimento avançado sobre a definição e aplicação de estratégias metodológicas, tendo por referência os problemas de investigação em administração e gestão escolar, nos seus fundamentos teóricos e empíricos e no quadro dos novos desafios educativos, e seguindo os princípios éticos recomendados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 - Identificar as orientações e formas operatórias das metodologias qualitativas, quantitativas e mista, tendo em conta as vantagens e limitações de cada tipo de abordagem, adequando-as aos objetivos de pesquisa. OA2 – Identificar os principais desenhos de pesquisa, tendo em conta as vantagens e limitações de cada tipo, adequando-os aos objetivos de pesquisa. OA3 - Mobilizar os instrumentos de recolha de informação de forma competente e adequada aos objetivos da pesquisa, considerando as respetivas vantagens e limitações. OA4 – Gerir a informação empírica seguindo os procedimentos adequados nos momentos de recolha, análise, sistematização e comunicação, para encontrar as respostas aos objetivos de pesquisa. OA5 – Definir as amostras corretas para a seleção de casos de acordo com os objetivos de pesquisa e a abordagem metodológica definida. OA6 - Desenvolver uma pesquisa dentro de princípios éticos recomendados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Tipos de metodologias de investigação: 1.1. As etapas de um processo de pesquisa por abordagem metodológica, 1.2. Objetivos, vantagens e desvantagens de cada abordagem. CP 2 – Tipos de desenhos de pesquisa: 2.1. Objetivos e procedimentos de cada tipo de desenho de pesquisa, 2.2. Vantagens e desvantagens de cada tipo de desenho de pesquisa. CP 3 – Instrumentos de recolha e de análise de dados por abordagem metodológica: 3.1. Tipos e procedimentos de instrumentos de recolha de informação, e respetivos instrumentos de análise, 3.2.Vantagens e desvantagens de cada instrumento, 3.3. As fontes de informação (primárias e secundárias). CP 4 – Seleção de casos e amostragem por abordagem metodológica: 4.1. Tipos de amostras e resultados e relação com os métodos de análise de dados. 4.2. Orientações e procedimentos de seleção de casos e amostragem. CP 5 - Principais questões de natureza ética que se colocam à investigação em Educação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As metodologias de investigação (CP1) possibilitam que os/as estudantes identifiquem como os operacionalizar de forma adequada face aos objetivos de pesquisa (OA1). Os desenhos de pesquisa (CP2) possibilitam que os/as estudantes operacionalizem de forma adequada aos objetivos de pesquisa (O2). Os instrumentos de recolha/análise e as fontes de informação (CP3) possibilitam que os/as estudantes os mobilizem com os devidos preceitos (OA3) e façam uma gestão da informação adequada aos objetivos de pesquisa (OA4). A seleção de casos e tipos de amostra (P4) possibilitam que os/as estudantes selecionem corretamente os casos de considerando os objetivos de pesquisa e a abordagem metodológica (OA5). As questões de natureza ética do processo de investigação (CP5) possibilitam que os/as estudantes desenvolvam pesquisas dentro dos princípios éticos (OA6), recorrendo ao Código de Conduta Ética na Investigação do Iscte.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para aplicar nas suas profissões, mas também para poderem conceber e realizar as teses de doutoramento. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo dos dois semestres, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho autónomo). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre o capítulo metodológico de uma tese de doutoramento da área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre, O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo dos dois semestres.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias e práticas pedagógicas previstas para esta Unidade Curricular estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no/a estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais específicas através de uma aprendizagem ativa e participada. Este modelo pedagógico valoriza a integração do conhecimento teórico com a prática, o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino sempre que possível, e a promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo entre discentes e entre discentes e docente. As estratégias, e respetivas práticas, incluem: - Componentes expositivas - dos conteúdos programáticos e recorrendo, sempre que pertinente e possível, a exemplos de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar – em todas as aulas. - Componentes participativas - questões, debates ou discussões em torno de temas atuais da investigação na área da educação (incluindo acerca de questões/dúvidas sobre como proceder a processos investigativos das organizações escolares dos/das estudantes) ou de exemplos de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar - em todas as aulas. - Componentes práticas - exercícios práticos variados individuais ou em grupo - em todas as aulas. - Trabalho autónomo – análise de estudos na área da educação, especificamente em administração e gestão escolar, ou ensaios sobre os conteúdos programáticos, ao longo dos semestre, individualmente e em grupo, incentivando os/as estudantes a desenvolver as leituras obrigatórias e complementares desta Unidade Curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os instrumentos de avaliação estão estruturados de forma a garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz e mensurável, e que a avaliação dos conhecimentos e competências dos/das estudantes é completa e integrada. - As componentes expositivas fornecem a base teórica necessária para identificar os tipos, procedimentos, vantagens e desvantagens das abordagens metodológicas (qualitativa, quantitativa, mista), dos desenhos de pesquisa (estudo de caso, estudo comparado, investigação-ação, estudo diacrónico, etc.), dos instrumentos de recolha e de análise de informação, das formas de comunicação de informação, dos tipos de amostra e critérios de seleção de casos e dos princípios éticos do processo investigativo (vertente relativa aos conhecimentos dos OE). Estas componentes são dinamizadas em articulação com as componentes participativas e ativas de forma a promover a ligação entre teoria e prática. - As componentes participativas e ativas permitem que os/as estudantes apliquem os conteúdos programáticos, ou seja, que treinem as suas competências ao nível da conceção e concretização/aplicação de estratégias metodológicas (abordagem, desenho de pesquisa, instrumentos de recolha e de análise, seleção de casos e definição de amostras, recorrendo sempre que pertinente a programa informáticos de auxílio ao cálculo de amostra, à recolha e à análise de informação), seguindo as recomendações éticas(vertente relativa às competências dos OE). Estas componentes potenciam não apenas a participação ativa dos/das estudantes, como também o promovem o processo de feedback por parte do docente às intervenções e exercícios realizados em aula. - O trabalho autónomo (trabalhos individuais e de grupo), incluindo leituras e os exercícios práticos propostos, promove a autonomia e o desenvolvimento de competências de conceção e realização de estratégias metodológicas na área da educação que os/as estudantes terão de adquirir para a elaboração das suas teses de doutoramento. – O Exame avalia de forma abrangente o conhecimento adquirido ao longo dos dois semestres, garantido que os/as estudantes dominem todos os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular.

Observações / Observations


- O uso de ferramentas de inteligência artificial, como por exemplo, o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. - Os/as estudantes com estatuto especial (ou em condições de a obter) devem consultar o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial do Iscte, disponível na página da instituição, e contactar o/a docente no início do semestre. - Recomenda-se a leitura atenta do “Estilo APA” disponível na página da biblioteca do Iscte para efetuar formatação de trabalhos, citações e referências bibliográficas dos trabalhos desta Unidade Curricular. - Esta Unidade Curricular contribui para o ODS4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009), The Sage Handbook of Social Research Methods. SAGE Publications, Inc. Arthur, J., Waring, M., Coe, R. & Hedges, l. (2012). Research Methods & Methodologies in Education. SAGE Publications, Inc. Bryman, A. (2012). Social research methods.4th Edition. New York: Oxford University Press. Coleman, M., e Briggs, A. (Editors) (2002). Research Methods in Educational Leadership and Management. SAGE Publications, Inc. Coutinho, C. P. (2023). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. Editora Almedina (Fora de Coleção). ISBN: 9789724051376 Torres, L., Palhares, José A. (2014). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. Edições Húmus. Ragin, C. C. & Amoroso, L. M. (2019). Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method. SAGE Publications, Inc. Creswell, J.W. (2014) Research Design. Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, Inc.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Azevedo, V., Carvalho, M., Fernandes-Costa, F., Mesquita, S., Soares, J., Teixeira, F., Maia, Â. (2017). ”Transcrever entrevistas: questões conceptuais, orientações práticas e desafios”, em Revista de Enfermagem Referência. P. 159-172. Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Ed Monitor. Ghiglione, R.; Matalon, B. (1993). O Inquérito – Teoria e Prática. Celta Editora. Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e Análise de Conteúdo – Sentidos e formas de uso. Princípia Editora. Mazini, E. J. (2008). “CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS”, Projeto da ONEESP Vicente, P. (2012). Estudos de Mercado e Opinião. Princípios e Aplicações de Amostragem. Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-10