Programa

Licenciatura em Gestão

Programa

1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio. 2. Teoria do consumidor Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional. 3. Teoria do produtor Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro. 4. A estrutura do mercado Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado. Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços. Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.