Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4606
Acrónimo :
MID
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos sobre Desenvolvimento.

Objetivos Gerais / Objectives


-Analisar as alterações, verificadas nos últimos anos, nas metodologias de intervenção para o desenvolvimento; -Aprofundar os mais importantes métodos de intervenção para o desenvolvimento; -Aprofundar em particular os métodos participativos e de trabalho em parceria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: - Conhecimento e compreensão do conceito de Desenvolvimento, nas suas diferentes aceções e propostas teóricas ; - Conhecimento e análise de algumas experiências e projetos concretos de Desenvolvimento; - Conhecimento e análise dos principais métodos de intervenção para o Desenvolvimento; - Análise em detalhe de alguns métodos de intervenção, nomeadamente sobre participação, visão integrada, trabalho em parceria e flexibilidade estratégica; - Capacidade de elaborar argumentos teóricos em articulação com o conhecimento prático e de os comunicar a outrem; - Capacidade de pesquisa pessoal com autonomia e motivação para aprender ao longo da vida; - Capacidade de valorizar e sistematizar o conhecimento de base indutiva (a partir da prática); - Capacidade de desenvolvimento de uma pedagogia de solidariedade e de trabalho em grupo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Principais características dos métodos de intervenção para o Desenvolvimento tradicionais 1.1. Breve enquadramento sobre a evolução do conceito de Desenvolvimento 1.2. Métodos de intervenção para o Desenvovlimento baseado no crescimento económico - principais características 2. Os novos desafios metodológicos de uma intervenção multidimensional para o Desenvolvimento 2.1. Princípios estratégicos e metodológicos decorrentes dos novos conceitos de Desenvolvimento 2.2. Potencialidades e limites dos métodos participativos 2.3. Os desafios práticos de uma visão integrada 2.4. Vantagens e dificuldades do trabalho em parceria 2.5. As implicações de uma flexibilidade estratégica no Desenvolvimento - o papel da inovação social

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O primeiro objetivo geral, pelo que corresponde ao programa no seu todo. O segundo objetivo será concretizado nos exemplos apresentados nos pontos 1.2., 2.2., 2.3., 2.4. e 2.5.. O terceiro objetivo acompanhará todo o programa, mas com incidência particular no capítulo 2. O quarto objetivo corresponde aos pontos 2.2. a 2.5. Os restantes quatro objetivos são de natureza pedagógica, pelo que estão relacionados com as metodologias de ensino e de avaliação (nomeadamente trabalho de grupo e participação na aula), atravessando todo o programa.

Avaliação / Assessment


O(a) mestrando(a) pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Modalidade A: Nota Final = [Trabalho individual ou de grupo (4 elementos, no máximo) +[Participação nas aulas]* Modalidade B: Nota Final = [Exame Final]*100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aula teórica expositiva; Aulas teórico-práticas; Análise de experiências e projetos práticos. - Exposição da matéria por parte do docente, sendo a exposição da teoria enriquecida com exemplos práticos; - É sempre permitido o debate, a partir de questões colocadas pelos(as) mestrandos(as).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição da matéria por parte do docente, enriquecida com exemplos práticos, conhecidos ou vividos pelo próprio docente, permitem cobrir os quatro primeiros objetivos . A participação dos(as) mestrandos(as) nas aulas e o trabalho individual ou de grupo asseguram, em particular os quatro últimos objetivos , para além de enriquecerem os cinco primeiros.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- RODRIGUES, Fernanda e STOER, Stephen (1998) - "Entre parceria e partenariado - Amigos, amigos, negócios à parte", Oeiras, celta Editora. - GUERRA, Isabel (2007) - "Fundamentos e Processos para uma Sociologia de Ação ", S. João do Estoril, Principia Editora, 2ª edição. - GUERRA, Isabel (2006) - "Participação e Ação Coletiva ", S. João do Estoril, Principia Editora. - FRIEDMANN, John (1996) - "Empowerment. Uma Política de Desenvolvimento Alternativo", Celta Editora, Oeiras. - AMARO, Rogério Roque (2003) - "Desenvolvimento " um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria", in "Cadernos de Estudos Africanos", nº 4, janeiro /julho , Lisboa, p.35-70. - AMARO, Rogério Roque/BIT (2003) "A Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal - Experiências do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza", OIT, Lisboa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16